ZUMBI DOS PALMARES!

(20/11)

Z ás

U fana,

M as

“B afana

I ntercedeu!”

D efendeu

O usadia,

S abedoria!

P az

A dquiriu:

L iderou

M otivos!

A udaz

R esistiu,

E x-cativos

S alvou!

(... “Uni muitos lares!”)

-----------------------------------------------------------------------

1580: fugitivos da opressão iniciaram o Quilombo dos Palmares. Serra da Barriga (entre Alagoas, Pernambuco) serviu de abrigo a 30000 ex-escravos de engenhos de açúcar. Contra exploradores havia “Resistência” com 1500 moradias, estrutura e vida própria. Ganga Zumba, filho da princesa Aqualtune, era líder da república (equivalente a 200 km de extensão).

1655: Nasce Zumbi, sobrinho de Ganga Zumba. Ainda criança foi doado ao Padre Jesuíta Antonio Melo. Em Porto Calvo, Zumbi (ou Francisco, assim batizado) estudou Português e Latim, ajudou Missas. 1670: Jovem, fugiu voltando a Palmares, onde se destacou: invejável habilidade.

“Mudar-se dalí, abrir mão da Cultura, uns sejam libertos e outros não?” Zumbi rejeitou proposta do Governador. 1675: frente aos portugueses, revela-se grande guerreiro. 1678: Morreu Ganga Zumba, Zumbi assumiu o comando e a luta pela Alforria Total. 1694: Mocambo foi atacado pelo exército, porém Zumbi conseguiu fugir. 1695 (20/11): foi traído, preso, morto... Zumbi “Eis o Espírito” virou símbolo: Abolicionista.

-----------------------------------------------------------------------

Raquel Santos Remadora
Enviado por Raquel Santos Remadora em 07/11/2010
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T2602369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.