MOACYR SCLIAR

("Deuses de Raquel”...)

M édico

O rador,

A ssindético

C riador!

Y esterday

R eencontrei!

S omente

C anto

"L endário

I maginário"

A traente

R ecanto!

(... Adeuses e Cordel!)

------------------------------------------------------------------------------------

23/03/37: Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), Bom Fim (bairro), filho de José e Sara. Sua mãe, Professora, o alfabetizou. Cursou Escola de Educação e Cultura, Colégio N. Sra. do Rosário, Faculdade de Medicina UFRS. Formado em 1963, especializou-se: Médico Sanitarista.

Em Israel fez pós-graduação em Medicina... Tornou-se Doutor em Ciências: Escola Nacional de Saúde Pública e Professor na Universidade Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi Professor na Brown University, e na Universidade do Texas, em Austin.

Considerou “Histórias de um Médico em Formação” seu primeiro livro. Houve inspiração desde cedo... Mais de 70 livros traduzidos em 40 idiomas, muitos Prêmios (3 Jabuti).

Eleito à Academia Brasileira de Letras (31/07/03), colaborou com a mídia impressa (Folha de São Paulo, Zero Hora), teve textos adaptados à TV, Teatro, Cinema.

Casado com Judith, com quem teve o filho Roberto, Scliar realçava: "Acredito, sim, em inspiração, não como uma coisa que vem de fora, que ‘baixa’ no escritor, mas simplesmente como o resultado de uma peculiar introspecção que permite ao escritor acessar histórias que já se encontram em embrião no seu próprio inconsciente e que costumam aparecer sob outras formas (o sonho, por exemplo). Mas só inspiração não é suficiente!"

“O Centauro no Jardim” (Romance) é um dos “100 Melhores Livros” relacionados à história dos judeus dos últimos dois séculos (National Yiddish Book Center).

“A obra dele era algo espetacular, admirava o texto dele. Era um mágico, um encantador!” (Chacal, 59, Poeta e Letrista - Folha SP 28/02/11, Ilustrada - pág. E-8).

------------------------------------------------------------------------------------

“Uma história só pra mim, Memórias de um aprendiz de escritor, O tio que flutuava, No caminho dos sonhos, A colina dos suspiros, Pra você eu conto, Éden-Brasil!” (Ficção).

“Doutor Miragem, O exército de um homem só, Os deuses de Raquel” (Romances).

“O imaginário cotidiano” (Crônica).

“Do mágico ao social” (Ensaio).

Lampejos de sua brilhante Amizade!

Raquel Santos Remadora
Enviado por Raquel Santos Remadora em 28/02/2011
Reeditado em 07/07/2011
Código do texto: T2821046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.