QUANDO O BURRO, DEIXOU DE O SER

Por definição, associa-se sempre ao Burro, (animal irracional), uma característica peculiar.

Além de ser Burro de nome, é “Burro”, por ser menos “inteligente” que os restantes irracionais.

Não sei exactamente, porque o consideram mais estúpido, do que os restantes animais irracionais.

Mas…é assim que está convencionado! Assim seja.

Ora quando um outro animal, esse racional. Tem comportamentos ou atitudes, pouco condizentes, e menos inteligentes.

Logo lhe chamam Burro!

Ora o asno animal, ou seja o Burro, propriamente dito.

Já há muito que deixou de o ser. Não Burro! Porque Burro será sempre. Mas “Burro”…é que o dito Burro, estava farto de ouvir chamarem-lhe “Burro”. Por ser lento…pachorrento, teimoso, em relação aos outros animais, vai se lá saber porquê? Estava farto e pronto! De ouvir chamarem-lhe “Burro”…!

Resolveu então mudar de vida. Começou a ser mais ágil, mais atento, menos preguiçoso, menos pachorrento, mais inteligente.

E então começou a ser respeitado pelos demais animais.

Será! Que os outros Burros, esses racionais, ainda querem que lhes continuem a chamar esse pouco dignificante adjectivo!

É que nem os próprios Burros, gostam, que lhes chamem “Burros”!

Esses…há muito que deixaram de o ser.

Mário Margaride
Enviado por Mário Margaride em 30/11/2006
Código do texto: T305694