MUNDO JOVEM

(Do qual eu sou representante desde 1996)

M agistral

U niversitário

N ovo, atual

D inâmico

O concur (Au concour)

J ornal (Jure et facto)

O pinante

V ersátil

E spiritual

M ensal.

(NAZAREZINHO-PB, em 06/12/2011)

*Au concour: é um termo do idioma francês (se pronuncia “Oconcur”); Apresentado em exposição ou concurso, porém sem concorrer a prêmios, seja por não enquadrar-se nas regras respectivas, seja pela flagrante superioridade em relação aos demais concorrentes.

* Jure et facto: As expressões latinas “de jure” e “de facto” são usadas como idéias contrapostas, e significam, respectivamente, “pela lei” e “de fato”. Os termos, muito usados na imprensa americana, não têm a mesma penetração nos veículos de comunicação do Brasil, onde acabam sendo mais usados em textos acadêmicos.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

*O que é o Mundo Jovem?

O Mundo Jovem é um “jornal de ideias”, publicação da PUCRS. O Mundo Jovem não é uma empresa, não tem fins lucrativos e não veicula publicidade. Veicula textos que servem como subsídio para debates e reflexões de grupos e também nas escolas, sobretudo nas disciplinas humanísticas (Ensino Religioso, História, Geografia, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa etc.), especialmente no Ensino Médio.

*História do jornal Mundo Jovem:

A história do jornal Mundo Jovem começou no Seminário Maior de Viamão-RS.

Em setembro de 1963 foi lançada a revista "S.O.S. Vocações", com o objetivo de atrair mais gente para os seminários. Era editada em português e espanhol. Servia basicamente de subsídio para as "equipes vocacionais".

Já em agosto de 1964 trocou de nome, para "Lançai as Redes", ainda com objetivos especificamente vocacionais, porém ampliando a abrangência.

Agora destinava-se também aos trabalhos vocacionais nas paróquias e escolas.

Em outubro-novembro de 1967, ainda no Seminário de Viamão, o jornal ampliou ainda mais sua abrangência, dirigindo-se a todos os jovens, abordando e refletindo suas inquietações, suas ansiedades e esperanças. Foi nesta oportunidade que adotou o atual nome de "Jornal Mundo Jovem".

Em janeiro de 1972 o jornal Mundo Jovem passou do Seminário de Viamão para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como um órgão da Faculdade de Teologia. E aqui ele se mantém até hoje.

Ao longo desses anos o jornal Mundo Jovem aprendeu a abordar, numa linguagem simples e direta, os mais diversos temas da vida do jovem. É uma proposta de leitura alternativa para jovens e adultos que não se acomodam e encaram o desafio de construir o novo.

Hoje o jornal Mundo Jovem é usado como subsídio para debates e reflexões de grupos e também nas escolas, sobretudo nas disciplinas humanísticas (Ensino Religioso, História, Geografia, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, etc.), especialmente no Ensino Médio.

O jornal Mundo Jovem é distribuído exclusivamente para assinantes, atinge atualmente todos os estados brasileiros, estando presente em cerca de quatro mil cidades. É uma história que foi construída com a marca do idealismo, da garra e da gratuidade de centenas de pessoas.

O jornal Mundo Jovem não é uma empresa, não tem fins lucrativos e não veicula publicidade. O Mundo Jovem é um jornal de ideias.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino
Enviado por Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino em 06/12/2011
Reeditado em 06/12/2011
Código do texto: T3374899
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.