METÁFORAS

M el desses teus olhos ateus

E mbarcou no trem dos fariseus

T riste noite vazia de estrelas e rimas

Á guas passadas de um rio de lágrimas

F ogo do teu olhar fatal fulminante

O doce sabor da rima ambulante

R iso da tua alma tão mutante

A rima da paz da liberdade

S ol cintilando felicidade

-------*******-------

METÁFORA

Figura de palavra, variações e exemplos

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

A mais famosa figura de linguagem, a metáfora é, assim como a metonímia, uma figura de palavras - isto é, o efeito se dá pelo jogo de palavras que se faz na frase.

A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas:

• Buscava o coração do Brasil.

Ora, o Brasil não possui o órgão biológico em questão. Portanto, coração significa aí o centro vital, a essência, o âmago do país.

• Achamos a chave do problema.

O problema não é nenhuma fechadura, mas para resolvê-lo (ou abri-lo) o elemento que se diz ter achado é tão necessário quanto uma chave para abrir uma porta.

A metáfora possui algumas variações:

Personificação

Atribuição de ações, qualidades ou sentimentos próprios do ser humano a seres inanimados.

• Uma noite triste.

A noite em si é neutra no que toca a sentimentos. Somos nós que podemos lhe atribuir emoções.

• O furacão rugia, expressando sua fúria.

Comparam-se aqui os sons do furacão aos rugidos de uma fera, bem como a sua intensidade à expressão de um sentimento humano ou animal, a fúria.

Hipérbole

É o exagero puro e simples.

• Era louco por seu time.

Com isso, quer se dizer que o sujeito gostava demasiadamente, amava seu time, a ponto de perder a razão.

• Rios de lágrimas, derramei por você.

Por mais que alguém chore, não foramará sequer um riacho...

Símbolo

É a metáfora que acontece quando o nome de um ser ou coisa concreta assume um valor convencional e abstrato.

• A cruz pode enfrentar a espada.

Não se trata, naturalmente, de usar o crucifixo como arma... Quer-se dizer, por exemplo, que a religião cristã, simbolizada pela cruz, pode enfrentar a violência, simbolizada pela espada.

• "E acreditam nas flores vencendo o canhão."

O verso de Geraldo Vandré tem sentido semelhante: as flores simbolizam a paz; o canhão, a guerra.

Sinestesia

É a figura em que se fundam as sensações visuais com auditivas, gustativas, olfativas, táteis. A figura dos sentidos.

• O doce sabor da liberdade.

Enquanto abstração que é, a liberdade não tem sabor nem doce, nem salgado

• Queria pintar a casa com uma cor quente.

Ninguém se queimará ao encostar numa parede vermelha, no entanto, por estar associada ao fogo, a cor transmite a sensação de calor. Por isso, pode ser chamada de "cor quente".

Catacrese

É uma variedade de metáfora natural da língua, de emprego corrente, que serve para suprir a inexistência de um nome específico para determinada coisa.

• Nariz do avião, pé da mesa, boca da noite, dente de alho, embarcar no trem, etc.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/metafora.jhtm

Wilson Madrid
Enviado por Wilson Madrid em 31/03/2012
Reeditado em 31/03/2012
Código do texto: T3585936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.