O s professores há um mês permanecem parados

F azem uma justa reivindicação
U m apelo por salários honrados
T entam assim uma melhor valorização
U rgente a situação o ano letivo atrapalha
R eforçando uma educação já bem falha
O porvir parece muito temível

P roduzir uma boa educação soa um desafio impossível
E is o futuro o qual o país vem desenhando
R estos de uma cultura que está se acabando
D ocentes retornarão em breve às escolas
I nsistirão mesmo só obtendo esmolas
D esaminados os mestres poderão estar
O sonho deles, porém, jamais conseguirão apagar










Queridos recantistas,

O sonho dos professores imagina uma educação de real qualidade, não com salas enfeitadas e estruturas esteticamente bonitas, mas que produzam efetivamente cidadãos bem informados e conscientes sobre a realidade que os cerca.
Caso muitos de vocês acreditem que esse é um problema da Bahia e desdenhem a situação, saibam que esse grande mal já atinge todo o Brasil.
Se analisarmos o ensino realizado em diversas regiões, choraremos após uma conclusão lamentável demais.
Perceberemos tristes que necessitar de fugir do ensino público e, buscando uma instituição privada, encontrar muitas vezes verdadeiras fábricas educacionais nas quais “pagou, passou” é um fato que merece indignação.
Além disso, que grandes gênios o ensino privado vem formando?
Nossa mão de obra está frequentemente importando diversos profissionais, a exclusão domina a pátria amada, a violência gera famílias ilhadas, os valores seguem invertidos, as referências cedem espaço ao ridículo, nossa cultura quase não existe mais.
E teremos Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, o habitual Carnaval, um monte de feriadões consecutivos etc.

Há esperança?

Constatamos também que a maioria dos internautas que adoram as redes sociais demonstram um conhecimento vergonhoso do nosso idioma, uma capacidade tosca de comunicação, um talento para nenhuma mudança significativa, um tolo anseio por bobagens...

É sério! Bastante sério!

Nesse espaço valioso no qual extraímos algo da bela arte, convoco os senhores a uma posição crítica sobre a fase contemporânea.

Podemos confirmar agora que o artigo com mais leituras no Recanto fala sobre as fotos de uma atriz global aa quais vazaram na net. As pessoas clicam no artigo para ver tais fotos, porém lá encontram um ótimo texto sugerindo uma reflexão sobre o tema.

Vale a pena tomar cuidado para a gente evitar enveredar no caminho que alimente esse beco sem saída que está se formando ao nosso redor.

Continuarei com os meus incansáveis acrósticos e eventualmente com outros tipos de textos sempre expressando minhas emoções e idéias.

Brincarei, procurarei descontrair, mas não fugirei de debates ou discussões fundamentais na tentativa de desenvolver uma sociedade menos equivocada nas suas expectativas e mais eficiente quanto aos seus acertos.

Quem quiser me acompanhar, terá o meu carinhoso abraço e poderá realizar comigo uma deliciosa viagem.

Um abraço!











 

Ilmar
Enviado por Ilmar em 09/05/2012
Reeditado em 09/05/2012
Código do texto: T3659348
Classificação de conteúdo: seguro