Dia mundial de celebração
Intui nela o catolicismo como religião
Amor e bênçãos e procissão
Dia de amor e gratidão
Enfeitadas as ruas em celebração
Celebrada após a Páscoa sessenta dias
Ontem e hoje uma festa de alegria
Restaura a fé com muita alegoria
Papa Urbano IV foi quem instituiu
Ontem e hoje celebrada no quinto dia depois de Pentecostes
Sobre o amor e vida que sempre nos seguiu
Cristo, que sempre vive mesmo após sua morte...
Hoje Ele é o centro do mundo sem corte
Rituais cumprem esta data sacra
Interagindo com o povo e sacerdote
Sempre Jesus será anunciado
Tendo data ou não será amado
Incessantemente pelo seu legado



Em todas as 20 dioceses de Portugal fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito participadas. Estas procissões atingem o seu esplendor.
No Brasil:
 Em
, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde se passa a procissão.
O município de Matão em São Paulo
, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza.
As cidades paulistas também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras
, a juventude da cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, um trabalho que duras doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.

Em Porto Ferreira
, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema (SP), as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.


Lindas homenagens que só validam se temos Jesus em nosso coração.




Muita paz neste dia de confraternização e gratidão!

imgens: Google