A pós 115 dias parados
 
G reve na Bahia agora alcançou o final
R esistiram bastante sem os salários cortados
E nfrentaram os professores o governo ditatorial
V alentes desmascararam o discurso tão mentiroso
E xpressando as condições lamentáveis da educação
 
A verdade crítica demais sugerindo um futuro nada ditoso
C onscientizaram a população sobre a gravíssima situação
A giu Wagner maculando sua história com enorme baixeza
B ateu covarde nos mestres usando a publicidade enganosa
O s educadores sofreram muito, mas conservaram a grandeza
U ma categoria a qual terminou, quanto à dignidade, bem vitoriosa




 
 
 
 

Massacrados por discursos mentirosos, passando fome, expulsos da assembléia dita popular, os professores resistiram o máximo que puderam, porém, quase sem forças físicas, precisam pagar as contas demais atrasadas e ter o direito sagrado às refeições essenciais.
Decidiram voltar às salas de aulas e permanecer em negociação com o governo baiano.
Enviaram uma pequena lista contendo cinco pedidos. Entre tais solicitações estava a readmissão imediata dos professores, aqueles os quais estão em estágio probatório ou foram contratados temporariamente, que foram arbitrariamente demitidos nesse período.
Abriram mão nessa última lista de exigir ganho salarial, preferindo, na negociação que deve continuar existindo, discutir o item financeiro.
 
Dessa forma, sempre comprometidos em proporcionar o melhor ensino para que os alunos pobres da Bahia sejam futuros cidadãos preparados para enfrentar o sistema muito injusto e cruel, os heróis da educação retornam após oferecerem um exemplo de coragem, nobreza, resistência e superação.
Estarão novamente nas salas cheias de goteiras, vendo os alunos várias vezes clamando por uma merenda escolar badalada nas propagandas, tendo que gastar o reduzido dinheiro para comprar material básico o qual deveriam encontrar, sofrendo o risco de ameaças contra a integridade física, permanecendo diversas noites corrigindo e elaborando aulas, enfim, retomarão a rotina a qual lhes é habitual dentro do triste contexto educacional brasileiro.
Certamente não encontrarão o mundo dos oportunistas que disseram ser de ponta, no entanto convivem apenas com meia dúzia de riquinhos, numa realidade excepcional, ignorando completamente o que nós vivenciamos nas escolas periféricas de Salvador.
E os salários desses valorosos profissionais, os verdadeiros professores de ponta, continuarão a ser a ninharia que sempre receberam, que revoltou e instigou essa demorada greve para pedir somente que o acordo estabelecido fosse cumprido.
Por quê?
Na esperança de poder comprar algo melhor para comer, vestir e usar...
Na esperança de que tanta luta nas salas de aulas fosse recompensada obtendo um ganho menos indigno...
Bastava cumprir o acordo que foi assinado!
Era fácil!
Houve a doce esperança, o sonho, o desejo, porém tudo foi mais uma ilusão, pois parece que os professores estão destinados a ser eternos heróis já que residem num país administrado por  pessoas insensíveis, condenado a ser o paraíso das promessas e realizações que jamais acontecerão enquanto os educadores continuarem sendo tratados dessa forma bastante desrespeitosa e muito pouco estimulante.
 
Quanto aos queridos mestres, os meus colegas, com bastante emoção e orgulho por participar dessa classe tão maravilhosa, rogo aos senhores todos os aplausos possíveis!
 
Um abraço!
 
Ilmar
Enviado por Ilmar em 04/08/2012
Reeditado em 04/08/2012
Código do texto: T3812852
Classificação de conteúdo: seguro