E vite confundir o vocábulo registrado
V ou dar um exemplo muito interessante
I mportante saber que sua o cara cansado
T odavia o sino da catedral soa retumbante
E screvo um artigo para uma idéia defender
 
C ostumo expor minhas opiniões sem ofender
O artigo, classe gramatical, não é difícil entender
N uma frase sempre antecede o substantivo formoso
F lagrante pode sofrer o homem infiel quando vacila
U m cheiro fragrante e suave torna o perfume gostoso
N os lugares aja como um cavalheiro, ceda a vez na fila
D espreze a brutalidade, ratificando pertencer à civilização
I lmar, o cavaleiro dos versos, aprecia uma fascinante canção
R etificando os estúpidos, a música amacia bastante o coração

 

 
 

* Os parônimos são palavras parecidas na pronúncia e grafia.
 
Sua e soa são parônimos.
Atenção! O ser humano não é alarme, campanhia nem sino, portanto ele nunca sOa, porém nossa pele costuma transpirar ou sUar (arriscando um palpite, não estarei exagerando afirmando que, num grupo formado por dez pessoas, as dez pessoas já tenham “escorregado” falando “soa” quando deveriam dizer “sua”).
 
Flagrante e fragrante também são parônimos.
Fragrante significa perfumado; flagrante ocorre quando alguém é surpreendido durante uma ação.
Quando fazemos algo errado, não desejamos jamais um fLagrante; quando vestimos uma camisa, adoramos se ela está fRagrante.
 
RAtificar quer dizer confirmar, aprovar.
REtificar significa reparar, consertar, renovar (no texto, de forma metafórica, significa refinar, suavizar).
 
Como definir os parônimos cavalheiro e cavaleiro?
CavaLHeiro significa educado, gentil.
CavaLEiro é aquele que costuma andar a cavalo.
O cavaleiro dos versos, Ilmar, citado no acróstico, é um rapaz irresistível que sempre surge ofertando a arte poética às mulheres sedentas por romantismo.
Elas podem me procurar quando a poesia desaparecer!
Eu, cavalgando um destemido cavalo, trarei o poema mais inspirado e as levarei para viverem uma experiência inesquecível nos meus braços.
 
Importante! Os parônimos lembram o samphoo “Denorex”, ou seja, parece mas não é.
 
* Os vocábulos artigo (texto que expressa uma opinião) e artigo (classe gramatical que aparece antes do substantivo) são homônimos, ressaltam a mesma pronúncia (às vezes a mesma grafia conforme o exemplo do texto), porém sempre revelando significados diferentes.
Ascender (elevar, subir) e acender (iluminar) são homônimos que não apresentam a mesma escrita (somente a mesma pronúncia).
 
Atenção! Os homônimos não parecem, pois, no caso deles, há algo exatamente igual, que pode ser apenas a pronúncia (o mais habitual) ou a pronúncia e a escrita.
Para saber o significado dos homônimos, não basta pronunciar os vocábulos. Necessitamos demais do contexto, o grupo de palavras no qual está o vocábulo.
 
* Como não confundir um parônimo com um homônimo?
É fácil! Observando os parônimos, nada é igual, tudo parece. Para saber o significado, basta pronunciar as palavras.
Já a análise dos homônimos permite perceber algo que é igual. Repetindo o que falei acima, não basta pronunciar as palavras.
 
A foto acima traz um parônimo (assoar e assuar) e quatro homônimos (os “pares” restantes) nos quais há total semelhança quanto à pronúncia dos exemplos, entretanto a grafia das palavras é diferente.
 
* * Espero que vocês tenham curtido o acróstico e as dicas!
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 26/02/2013
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T4159994
Classificação de conteúdo: seguro