Rosinha de Valença

R osas, rosas perfumam exalam.

O utrora que traz

S audades

I nspiração em

N ossa cidade

H armonia, canção

A mor e alegria

D edicando suas canções

E fazendo belas melodias

V alença RJ agradece enaltece

A mor em que encantava esse

L ugar que nos palcos cantava

E afinava seu violão...

N ão podemos nos esquecer

C om carinho para sempre lembraremos

A qui Rosinha de Valença é seu eterno lugar!

Minha homenagem...

Maria Rosa Canellas, conhecida por Rosinha de Valença, (Valença, 30 de Julho de 1941 - 10 de Junho de 2004) foi uma violonista, cantora e compositora brasileira.

O apelido, que adotou como nome artístico, lhe teria sido dado por Sérgio Porto que dizia que ela tocava por uma cidade inteira[1]. Um gravíssimo problema de saúde a retirou do mundo artístico. Depois do fato, nunca mais apareceu publicamente.

Cantora, violonista, concertista e compositora brasileira nascida em Valença, no interior do Estado do Rio de Janeiro, um dos mais importantes nomes femininos da música popular brasileira e considerada uma das matrizes instrumentais da Bossa Nova. Ainda criança começou a se interessar por violão, assistindo aos ensaios do conjunto regional de seu irmão Roberto. Incentivada por esse irmão, começou a estudar o violão sozinha ouvindo músicas de rádio e, aos 12 anos, com técnica impressionante, já tocava na rádio da cidade e animava festas e bailes da região.

Andréia Sineiro
Enviado por Andréia Sineiro em 26/07/2013
Código do texto: T4405866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.