ALICE MUNRO (NOBEL)

(“País das Maravilhas?”... )

A liás,

L ilás

I maginário,

C éu

E xtraordinário!

M ulher

U rgente

N obel

R equer:

O bjetivamente!

(N ovela?

O disseia?

B ela

E streia

L aurel!)

(... Feliz às Cartilhas!)

-----------------------------------------------------------------------------------

Nascida em 10/07/31 — Wingham, Ontário — Canadá, Alice Munro tornou-se a décima terceira mulher vencedora do Nobel de Literatura. Além de embolsar R$ 2,7 milhões, é a primeira vez (desde 1901) que se contempla especialista em “Contos!”

Carreira muito bem “Alicerçada”, Munro tem catorze coletâneas, originais construídos desde cedo: “Dona de Casa Encontra Tempo para Escrever Contos”, disse. Daí valeu publicação e os três Governor General's Literary Awards (1968, 1978 e 1986); também o National Book Critics Circle — USA (1998) e o Man Booker International (2009) entre outros prêmios!

Alice, que é cronista, desatou a escrever: virou romance, filme encantando um mundo de fãs. Suas maravilhas extrapolam “As Luas de Júpiter” (1982).

"Faria as pessoas veem o conto como uma arte importante, não apenas algo que você brincou até obter um romance escrito!" (Entrevista em Victoria à CBC-TV)... Ah! Universo respira “Felicidade Demais” (2009).

“Forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível!” (Lewis Carroll — autor de “Alice no País das Maravilhas”).

“Alice, mestra da narrativa breve contemporânea!" (Swedish Academy).

-----------------------------------------------------------------------------------

Aqui e "ali se" diz: "Conto" com você!

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 12/10/2013
Reeditado em 18/10/2013
Código do texto: T4522594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.