A cabou a grande dúvida humana
 
N ovo lar no universo encontraram
O planeta descoberto parece bacana
V ários cientistas a notícia aprovaram
A ambição devastou a maravilhosa Terra
 
T olos sempre optamos por realizar guerra
E u aceito estar presente na primeira viagem
R esolvi confiscar objetos inúteis da bagagem
R enovar o angustiado sentimento é a prioridade
A penas o ilimitado desprendimento dá felicidade
 
 

 
 
Peço licença para dividir o meu comentário em três partes:
 
1- A notícia
 
Os cientistas descobriram um planeta fora do sistema solar.
Analisando o tamanho e a massa, constataram que Kleper 78b é parecido demais com a Terra, porém somente o capeta viveria lá numa boa, pois o planeta é quente demais.
 
2- Reflexão sobre a destruição da Terra
 
Quando nós escutamos notícias desse tipo, ficamos satisfeitos demais percebendo a grandeza da criação e deduzimos, considerando o quanto a ciência já desvendou os mistérios do Universo, que a possibilidade de vida em outros planetas abandona as vias fantasiosas ou insanas.
 
Apesar do entusiasmo que a informação suscita, há uma inquietação inevitável a qual visita minha mente.
 
Será que necessitaremos de uma nova morada?
Precisaremos buscar fora da Terra um lar?
 
Arrasará o ser humano o maravilhoso planeta azul o qual habita ou retomaremos o caminho da sensatez, permitindo que a Terra jamais corra o risco de ser destruída?
 
3- O que faríamos numa nova Terra?
 
* Os quatro últimos versos, fantasiando que descobrimos um planeta habitável o qual nos espera de braços abertos, sugere uma reflexão bastante séria.
 
Se nós iniciássemos uma jornada inédita noutro planeta, repetiríamos as mesmas atitudes que enlouqueceram a sociedade atual?
Insistiríamos nos atos que estão maltratando a Terra?
 
* Caso desejemos um novo lar, imaginando repetir lá o que fazemos cá, levando, na “bagagem”, as idéias e os hábitos da civilização doente que compomos, é melhor aguardar um grande meteoro acabar com tudo.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 08/11/2013
Reeditado em 08/11/2013
Código do texto: T4561985
Classificação de conteúdo: seguro