"não chegou a lugar nenhum... baby, oh, baby, bem vinda ao século XXI..."

Haveria tantas fotografias, daquelas faces fixadas na memória. E delas surgiriam murais de linhas e sombras espalhadas na brancura d’um papel, que, daqui algum tempo, ficarão amarelados nestas pastas de arquivo morto, cujo uso estaria apenas nas representatividades das lembranças de uma reunião executiva.

E por este contexto, que a humanidade teme, num tempo cálido; A.I., deixe de ser apenas uma película cinematográfica dirigida pelas ficções sociais e passe a ser a mão real estendida ao homem para ensinar-lhe a dar os primeiros novos passos. Caminhar. Embora aqueles homens catatônicos, vestidos de verde, com uma bandeira costurada no braço direito, considerados heróis, esquecem daquelas faces fotografadas, ao estraçalharem crianças – que se protegem com pedras nas mãos – com todo aquele arsenal bélico e com velho rock and roll nos ouvidos. “Mas depois que Elvis morreu, aumentou-se a taxa de natalidade das Priscilas” – é o debate polêmico nos congressos.

Estas atualidades transportam-me àquelas linhas e sombras em que: sangrando, tentava compreender o significado das estrelas amarelas que Anne Frank tanto refratou, enquanto no radinho à pilha, que estava escondido no fundo deste meu cenário, tocava, todos os dias, exatamente às 19:00, na abertura do noticiário, o poema de Joaquim Osório Duque Estrada e me agarrava com fé na estrela de David, mas, que naquele tempo, a estrela ganhou um tom avermelhado sobre as calçadas.

Agora, sinto-me como K. neste processo pecunioso, sem compreender qualquer sentindo ou razão, ao deparar-me com prédios vazios, que não estão sendo usados, construídos nos cantos da cidade, enquanto políticos tomam permilagem de espumantes a luz de velas.

Mas eu continuo nestas carteiras, estaduais, desconfortáveis, alegremente, sugando pelos dedos dos olhos tais informações :

"1943 -Dezembro: encontro de Roosevelt, Churchill e Stalin na Conferência de Teerã.

1945 -Fevereiro: novo encontro de Roosevelt, Churchill e Stalin na Conferência de Ialta. Maio: a Alemanha nazista rende-se aos Aliados. Junho: assembléia de fundação da ONU. Julho: encontro de Truman, Churchill e Stalin na Conferência de Potsdam. Agosto: os Estados Unidos realizam ataque nuclear às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

1946 - Março: Churchill discursa em Fulton, nos Estados Unidos, atacando a União Soviética.

1947 -Junho: lançamento do Plano Marshall. Setembro: criação do Kominform; criação da CIA.

1948 - Junho: bloqueio de Berlim.

1949 -Março: formação da OTAN. Agosto: a União Soviética explode a primeira bomba atômica. Outubro: proclamada a República Popular da China; divisão da Alemanha em República Federal da Alemanha e República Democrática Alemã.

1950 - Junho: início da Guerra da Coréia.

1952 -Outubro: a Inglaterra explode sua primeira bomba atômica. Novembro: os Estados Unidos explodem a primeira bomba H.

1953-Março: morte de Stalin. Julho: armistício na Coréia. Agosto: a União Soviética explode sua primeira bomba H; golpe no Irã.

1954 -Junho: golpe na Guatemala.

1955 - Maio: assinatura do Pacto de Varsóvia.

1956 - Fevereiro: Kruschev anuncia a política de desestalinização no XX Congresso do PCUS. Novembro: intervenção soviética na Hungria.

1957 -Outubro: a União Soviética lança o Sputnik 1.

1958 -Dezembro: Fidel Castro derruba o governo de Fulgêncio Batista em Cuba.

1959 -Setembro: Kruschev visita os Estados Unidos.

1960- A França realiza seu primeiro teste nuclear. Maio: avião U-2 dos Estados Unidos cai na União Soviética, durante missão de espionagem.

1961-Janeiro: John Kennedy toma posse como presidente dos Estados Unidos. Abril: incidente da baía dos Porcos, em Cuba. Agosto: início da construção do muro de Berlim.

1962-Setembro-novembro: crise dos mísseis.

1963-Início da intervenção militar dos Estados Unidos no Vietnã. Junho: criação do telefone vermelho. Agosto: Tratado de Moscou limita os testes nucleares a céu aberto. Outubro: queda de Kruschev. Novembro: Kennedy é assassinado; Lyndon Johnson assume a Presidência dos Estados Unidos.

1965 -Abril: intervenção norte-americana em São Domingos, capital da República Dominicana.

1968-Agosto: intervenção soviética na Tchecoslováquia.

1969 - Janeiro: Richard Nixon assume a Presidência dos Estados Unidos. Julho: a nave Apoio 11 leva astronautas norte-americanos à Lua.

1972-Fevereiro: Nixon visita a República Popular da China.

1973-Janeiro: assinatura de tratado de paz no Vietnã....

1991- Agosto: tentativa frustrada de golpe contra Gorbatchev.

*Dezembro: Gorbatchev renuncia; a União Soviética é formalmente dissolvida!"

Haveria tantas imagens, se não passassem apenas de fotografias...

Emilio Bon'Fim