VALEU ZUMBI!

("Dos Palmares... )

V ivaz

A frodescendente

L uzente,

E ficaz

U niversalmente!

"Z elo"

U rdiu

M erecê-lo,

B rasil

I ncluiu!

(... Unidos além-mares!”)

------------------------------------------------------------------------------------

1655: Linhagem de rei do Congo, princesa Aqualtune, e "Grande Chefe" Ganga Zumba, — de quem era sobrinho, — do alto da “Serra da Barriga” nasceu Zumbi: para ser brilhante guerreiro...

Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (atual União dos Palmares, Alagoas) tornou-se um herói nacional e universal ao mesmo tempo... Universal porque lutava pela liberdade e nacional porque sua existência (junto com os quilombolas) resistiu à submissão, por isso foi preso e morto em 20 de novembro de 1695... Era casado com Dandara, três filhos.

Podemos e devemos enaltecer aquele passado histórico e heroico, até porque ali estava o embrião do nosso futuro país. Sim, do Brasil deveras Independente... Se, à luz da realidade, ele já refletia um admirável defensor imortal: Zumbi (= “eis o espírito”) foi publicamente reconhecido como símbolo maior da Cultura Afro-Brasileira.

"Hoje temos um imenso país livre de preconceitos. E a abolição universal da escravidão é uma conquista!" (Abel dos Santos, Professor de História).

------------------------------------------------------------------------------------

À Lei 9.394 de 20/12/1996, Lei 10.639 de 09/01/2003 “reitera” — vibração que o povo desde outrora "incorporou" — 20/11: Dia da Consciência Negra.

“VALEU ZUMBI!”

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 18/11/2013
Reeditado em 19/11/2013
Código do texto: T4576259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.