PADRE JOSÉ DE ANCHIETA (09/06)

( “Portanto Brasil... )

P alavra

A lém-mar

D estinas?

R essalva:

E nsinas!

J ovem

O usado,

(S)u(P)erletrado

É s!

D ez,

E xemplar!

A ssim,

N ativista

C atequista,

H istória

I n memória

E dificas,

T upi-guarani

A mplificas!

(... Santo gentil"

-----------------------------------------------------------------------------------

Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias (19/03/1534)... Ainda jovem estudou filosofia na Universidade de Coimbra, Colégio das Artes... Aos 17 anos ingressou na Companhia de Jesus... Em 1553 chegou ao Brasil com a missão de evangelizar.

Sua vida foi integralmente dedicada ao ensino e sacerdócio. Levado pelas letras percebeu que o idioma falado (por diferentes povos nativos) tinha a mesma raiz. Daí a elaboração da: “Arte de Gramática da Língua Mais usada na Costa do Brasil”.

Em latim escreveu na areia do litoral: “4172 versos à Virgem!”

Com o Padre Manuel de Nóbrega e outros jesuítas, Anchieta participou da construção do Colégio de Piratininga, nascimento da cidade de São Paulo (25/01/1554).

Além de gramático, poeta, teatrólogo e historiador, o “Apóstolo do Brasil” teve brilhante atuação no Rio de Janeiro, Bahia, cidades do nordeste e Espírito Santo, onde faleceu (*Reritiba, 09/06/1597).

Anchieta foi beatificado por João Paulo II (22/06/80), e declarado santo pelo Papa Francisco (03/04/14). Seu dia é (S)u(P)erlembrado...

*09 de junho: São José de Anchieta, rogai por nós!

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 07/06/2014
Código do texto: T4836348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.