CONTOS REFLEXIVOS DO ANDARILHO FLUXO DA VIDA

Entregue a sorte o homem anda por este plano, sujeito a todas as mazelas sociais, contaminar-se ou não vai ser uma opção.

Quando me refiro ao fator sorte estou me referindo a possíveis escolhas que os seres se dispõem a fazer na sua jornada evolutiva.

Nossa reforma intima vem no sentido de suprimir nossas próprias falhas, sempre estamos em conflito de diferenças ideológicas e metodológicas que alimentam polemicas e nos mostram nosso desespero em lidar com os problemas.

Assim o andarilho continua seu caminho, pensando e seguindo o fluxo, observando e refletindo, buscando os pontos de ruptura, para conexões e reconexões.

O peregrino habita uma orbita própria, o mundo e seu laboratório de pesquisa, o andarilho e o cientista dos multiplanos existenciais, o certo e o errado são apenas posições contrarias ou favoráveis, vai depender do tempo e da cultura do povo segundo seu grau evolutivo.

O andarilho entra no Ceasa, central de distribuição de alimentos hortifrutigranjeiros, são vários caminhões entrando e saindo carregados de verduras e frutas, quando passa pelo portão percebe uma enorme moita de bambu, e sob sua sombra vários mendigos.

Eles estão reunidos em volta de uma panela velha sem tampa e de cor escura, a panela e grande e esta em cima de um fogareiro improvisado por pias de tijolos, um tipo de fogão improvisado.

Que prepara o alimento daqueles seres que foram excluídos, ou que se excluíram da sociedade.

O andarilho se acomoda na sombra próxima aqueles seres, quando um deles se aproxima e chama o andarilho para que se aproxime do grupo.

Venha homem a comida esta quase pronta.

O andarilho não resiste, pois o cheiro e muito bom, a comida e feita com vários tipos de legumes, e uma sopa de aparência muito atrativa.

O mendigo fala ao andarilho.

Venha em paz estranho todos aqui são conhecidos, moramos aqui nesta sombra, todos são carregadores, temos carrinhos para puxar mercadoria, e outros se ocupam de descarregar os caminhões que abastecem as mercadorias neste local.

Enquanto outros que não dão conta de trabalhar mais vagam por esta central de abastecimento em busca de verduras que possam ser reaproveitadas.

E as verduras que são coletadas são lavadas e retiramos as partes estragadas e viram esta sopa que você esta sentindo o cheiro.

O andarilho percebe a tristeza que toma conta daqueles seres invisíveis que passam despercebidos em meio à intensa movimentação que existe ali.

Um deles se aproxima e oferece uma laranja ao andarilho, que pega e começa a descascá-la com um pequeno canivete desgastado pelo tempo e pelo excesso de uso.

E assim a conversa vai fluindo.

O andarilho pergunta para aquele que o convidou para participar da comida.

Amigo você parece diferente dos outros, como veio parar aqui.

O homem de feições tristes, mas de aparência ainda jovem coloca as mãos em um dos bolsos e retira uma habilitação, suja e gasta, e entrega ao andarilho que sem entender o porquê daquilo apenas olha e devolve ao homem.

Que inicia a sua historia.

Meu caro sou motorista profissional, passei quase toda minha vida dirigindo os caminhões que transitam por aqui.

Ate que um dia o patrão insistiu que eu fosse a uma roça trazer uma carga de tomates, falei para ele que poderíamos ter problemas, pois o caminhão era velho e eu conhecia o lugar.

Mas ele insistiu para que eu fosse, e como era empregado tinha que obedecer a ordens.

Acabei por concordar, e depois de carregar peguei a estrada de volta com o caminhão carregado com o peso acima do que poderia suportar.

O caminhão estava com excesso de peso e perdeu a tração, pois a estrada não tinha condições era muito cascalho solto, e eu acabei por cair em uma ribanceira.

Com o acidente o caminhão ficou destruído, e a carga totalmente perdida, e eu quebrei quase todos os ossos do corpo, o pulmão perfurado e o baço rompido.

Escapei com vida por providencia divina, me socorreram e me levaram para o hospital, fiquei muito tempo na UTI, apos recuperar parcialmente fui para uma enfermaria no hospital.

A enfermaria acabou por se tornar minha casa por um longo espaço de tempo, o meu antigo patrão no qual servi por quase trinta anos me culpou pelo acidente, e nem se preocupou comigo.

Ele só me falava do prejuízo que lhe causei, da perda do caminhão e da carga, e que eu não servia para dirigir nem um carrinho de mão.

Quando sai do hospital já tinham se passado quase um ano, perdi o movimento em um dos braços, e minhas pernas mal sustentavam meu corpo.

Pedi esmola para pagar a passagem de ônibus para voltar para minha casa.

O andarilho se compadece da historia daquele homem, pois aquele que era para apoia-lo e lhe dar ajuda o abandonou e o culpou pelo acidente.

O andarilho olha para o homem e lhe diz, prossiga meu amigo estou aqui para ouvi-lo.

Pois tenho tempo de sobra, pois minha casa e o mundo e o meu relógio e o estomago, pois só paro para comer e para dormir.

O caminhoneiro da um leve sorriso e continua.

Quando desci no ponto de ônibus fui lentamente em direção a minha antiga morada, a minha esposa estava no portão conversando e sorrindo em meio as suas amigas.

Caminhei em sua direção e ela nem me deu atenção, me tratou como um estranho e continuou sorrindo e conversando.

Não estranhei seu comportamento, pois no período em que fiquei internado ela me visitou apenas três vezes, e eu senti que era por obrigação.

Não interrompi a conversa continuei caminhando em direção à entrada da casa, só ai que ouvi sua voz.

Ela se aproximou e descarregou sua raiva como uma metralhadora.

Olha aqui, você fica todo esse tempo fora e agora chega aqui como se fosse dono da casa.

Eu interrompi e lhe disse.

Eu estava internado me recuperando do acidente, não tinha como fazer nada para te ajudar e quem devia não o fez, pois eu tinha direitos trabalhistas e salário para receber.

Ela continuou gritando histericamente.

Não me venha com desculpas, a casa e minha foi minha mãe que me deu, some da minha frente você não faz parte da minha vida, sempre foi um peso, me impediu de viver, me deixe em paz, por que não morreu.

O andarilho não entende o desprezo da mulher pelo homem e lhe pergunta, você foi tão mau marido assim.

O caminhoneiro com um sorriso nos lábios diz ao andarilho.

Olha meu amigo. Quando fomos morar juntos a casa era apenas um barraco de dois cômodos, sem banheiro, de terra batida com um fogão velho e uma cama improvisada.

E graças a muito esforço e horas extras de serviço eu fui transformando tudo aquilo no que e hoje.

O andarilho continua sem entender e pergunta o porquê do desprezo.

O caminhoneiro olha para o andarilho e lhe fala.

A culpa e minha.

O andarilho pergunta.

Como assim.

O caminhoneiro continua.

E que eu aceitei ela colocar dentro de casa a irmã e o marido dela.

A irmã dela e uma mulher muito honesta e trabalhadeira, mas o marido e um homem jovem e preguiçoso, e que não gosta de trabalhar.

O andarilho pega outra laranja e começa a descascar, com os ouvidos atentos, de cabeça baixa olhando para laranja enquanto descasca, pois o canivete esta muito afiado e pode cortar lhe o dedo.

E o homem continua.

Enquanto a irmã ia trabalhar minha mulher passava o dia inteiro sozinha com o cunhado, sempre senti algo estranho entre os dois, ela parecia ter ciúme do inútil quando ele se aproximava da esposa.

Mas nunca falei nada, pois não tinha certeza.

E no tempo em que fiquei distante os dois se envolveram, a irmã dela fingia não perceber nada, pois não tinha para onde ir, e não queria voltar para sua terra natal, pois lá era pior do que toda situação que estava acontecendo.

Então meu caro andarilho, parei neste ponto que me encontro, sem casa e sem condições para o trabalho, me sujeitando a própria vida.

Passo dias e noites por aqui, como não dou conta de ficar me movimentando fico responsável pela comida, sempre passa um ou outro que nos da algum tipo de ajuda.

O andarilho pergunta pelo antigo patrão.

O homem lhe diz.

Não tenho raiva dele, sempre gostei da forma que me tratava, não consigo lhe desejar qualquer coisa de ruim.

Sempre ele passa por aqui, pois só tem este portão, mas ele finge não me ver, sempre me ignora e ainda me culpa pelo que aconteceu.

Mas e assim mesmo meu caro andarilho, a vida e fluxo continuo, não podemos interrompe La, cada um luta a sua forma, o pagamento pelas nossas atitudes cedo ou tarde acaba por chegar.

Hoje em dia muita coisa mudou.

O andarilho lhe pergunta.

Como assim.

Às vezes vejo minha antiga esposa por aqui pegando restos nos contêineres, algum tempo depois que eu sai de casa expulso por ela, sua irmã acabou por morrer de desgosto por não ter forças para se manifestar diante da situação.

Com a morte da irmã ela ficou responsável pela casa, pois o cunhado dizia não ter forças para o trabalho.

Ela então foi trabalhar em um salão de beleza de uma das amigas, mas acabou se intoxicando com produtos químicos, que fez com que seu cabelo caísse e sua pele se ressecasse.

O cunhado e amante não suportou as dificuldades advindas da situação e acabou deixando-a e indo viver com a dona do salão que ela trabalhava, ela envelheceu rapidamente e estando doente passou a sobreviver como eu, um dia apos o outro.

Nos já conversamos muito quando nos encontramos por aqui, ela ate já comeu com a gente, mas o remorso que ela sente pelo que fez com a irmã a impede de seguir sua vida.

O andarilho ouve a tudo que o homem diz, e um desabafo existencial de mais um anônimo que povoa este planeta, e que ninguém quer ouvir a historia do outro, pois esta ocupado demais com a própria vida.

O homem percebe que o andarilho quer dizer algo, e lhe fala.

Prossiga meu amigo eu te contei minha trajetória e sei que não esta aqui por acaso.

O andarilho então lhe diz.

Caro caminhoneiro, sua vida não foi fácil, mas nem por isso deve se sentir injustiçado, pois este foi seu fardo e se carregaste e por que tinha força, deus não da o peso alem do que podemos carregar.

Vivemos cercados de seres invisíveis que vivem a nos observar, são nossos amigos imaginários, não julgue sua mulher pelo que aconteceu, pois ninguém fere se nunca foi ferido.

Não existe uma régua para medir pessoas, nem uma balança de pesar almas, o que te aconteceu foi uma forma de aprimoramento espiritual, nada acontece por acaso.

A lição em cada problema esta em como administramos suas conseqüências, pois existe uma escala que quantifica o espírito segundo seu grau evolutivo, para que ocorra uma sincronização multidimensional.

E que cada um vá para o justo lugar onde mereça, quanto maior o sofrimento maior será o aprimoramento segundo o aprendizado absorvido, e saiba que a cada problema administrado um maior surgira como forma de continuidade evolutiva.

O grande escultor do universo nos fez como obra prima de sua criação, e nos deu a oportunidade de sermos herdeiros de nos mesmos como forma de continuidade da própria obra.

Pois a inteligência suprema tem uma mente criativa, o pensar de deus transforma se no existir, e o existir consiste em nos mesmos nos transformar, e isto gera e gasta energia cósmica.

O caminhoneiro a tudo ouve como se estivesse entendendo, e diz ao andarilho.

Caro amigo seja mais detalhista, pois não acumulei o suficiente em minha jornada para te entender com a clareza necessária do bom aproveitamento.

O andarilho então continua a falar, só que agora de forma lenta e pausada.

Fique tranqüilo meu caro, não fique ansioso diante da eternidade, se estamos conversando agora e por que você esta pronto para dar mais um passo, pois enxergamos apenas aquilo que esta em nosso campo de visão.

A compreensão dos acontecimentos muda de acordo com padrões vibratórios, onde só o conhecimento não basta, vai depender da aplicação dos conhecimentos na sua transmutação cósmica.

O conhecimento e apenas parte do ciclo evolutivo, os padrões morais e que nos aproxima ou nos afasta do nosso caminho, pois as tentações terrenas e que servem de prova final na escola da vida.

O caminhoneiro diz ao andarilho.

Explique se melhor meu caro.

O andarilho continua.

A parte fácil de tudo isso e o conhecimento, a parte difícil e o homem viver ético e moralmente, pois tivemos grandes inteligências que causaram grandes males a toda humanidade.

Se o caráter for ruim o aprendizado funciona como forma de dominação do ser pelo ser.

Fazemos parte de uma grande comunidade cósmica interplanetária, onde a historia da terra e ínfima perto da historia do pluriverso, no grande fluxo temporal nos ainda estamos engatinhando em vista de outros multiplanos.

Somos apenas mais um projeto, uma fagulha em direção aos raios de luz, nosso pensamento gera energia em forma de onda, que e captada e se junta à luz cósmica, que se reflete em nos e em nosso caminho abrindo portais e nos direcionando.

Quando sentimos algo e por que estamos vibrando de acordo com a sintonia ao qual nos conectamos, isso faz com que nossa mente se movimente, pois comunicar com palavras exige conhecimento de muitas línguas, enquanto se comunicar com o pensamento exige apenas o ajuste de freqüência.

Sua realidade condensa apenas sua faixa vibratória evolutiva, busque sempre a melhora de suas condições existenciais, se não for para melhorar, para que mudar, o caminho e longo mais a questão tempo só e levada em conta quando nos prendemos ao relógio.

Tudo que você passou teve um sentido, e se você superou e por que houve uma melhora nas suas condições interiores.

A mulher que te fez sofrer serviu apenas de ferramenta nas mãos do escultor de almas, ela te serviu como companheira de caminhada, e como tal e sua responsabilidade.

O homem baixa a cabeça, uma lagrima cai de seus olhos.

Ele então diz ao andarilho vou retomar minha missão, levantasse e se afasta do andarilho.

O andarilho já cansado cai no sono apos se fartar na sopa que já havia ficado pronta.

O descanso dura ate o dia seguinte.

E quando o andarilho prepara se para retornar a sua jornada o caminhoneiro chega ate ele e lhe diz.

Caro andarilho nos conversamos muito ontem, e apos nossa conversa voltei a minha antiga casa.

O local parecia abandonado, sujo, com o mato encobrindo grande pare do que sobrou apos tantos anos.

Quando entrei na casa a minha mulher estava sentada frente a uma lamparina com pedaços de uma velha bíblia nas mãos, quando ela me viu se espantou, olhou em minha direção e disse.

Pedi tanto a deus que ele mandou um anjo ir ate você tocar seu coração, rezo todos os dias pedindo sua volta para me fazer companhia pelo resto da minha jornada, sente se aqui quero te pedir perdão por tudo e lhe explicar.

O caminhoneiro senta se ao lado da antiga esposa e lhe diz.

Não, você não precisa me dizer nada, quero voltar e retomar minha vida com você sem magoas e rancores, sei que todos tem sua parte nos erros cometidos, mas não quero saber do passado.

A partir de hoje sou responsável por você pelo resto de sua existência, sei que vim a este plano com essa missão e não vou fugir mais dela, sempre quis te procurar, mas a hora ainda não tinha chegado.

E conversando com um estranho eu me descobri, e sei o porquê do vazio existencial que eu sempre senti.

O andarilho se espanta com o relato do homem, e lhe pergunta.

Como assim, por que essa mudança repentina.

O caminhoneiro, limpo e de barba feita cheirando a perfume barato diz ao andarilho.

Apos nossa conversa fui caminhando em direção a minha antiga casa, gastei o dia inteiro, pois minhas pernas são lentas. Quando cheguei não busquei por explicações.

Sentei ao lado dela e conversamos por longas horas, falamos de muita coisa, menos do passado, e hoje quando surgiu o primeiro raio de luz eu acordei tomei um banho e me arrumei Para vir te agradecer.

Olhe andarilho, vê aquela mulher junto ao portão.

O andarilho diz sorrindo.

Não espera o homem concluir sua frase, e diz.

Vá meu amigo, retome sua vida, busque sua felicidade em sintonia com o amor, seja um novo homem para uma nova vida, siga em paz.

Alegria mutua, pois quem da sente mais felicidade do que quem recebe, assim e a caridade, os dois se abraçam e o homem segue em direção a uma mulher sorridente e com aspecto feliz.

O livro contos reflexivos do andarilho do pluriverso se encontra pronto, aguardando editora para publicação.

Paulo César de Castro Gomes.

Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira Goiânia, pós-graduado em docência universitária superior pela Universidade Salgado de Oliveira Goiânia, pós graduando em Criminologia e Segurança Publica pela Universidade Federal de Goiás. (email. paulo44g@hotmail.com)

,