DESAPEGO


D eixe tudo sem medo
E faça com Jesus um novo enredo
S iga em frente, não olhe para atrás
A limente da Palavra que satisfaz
P onha-se a caminho, dê o seu sim
E sinta que não é tão ruim
G arantia de nada se tem
O importante é a segurança
que em Jesus Contém

 
Angélica Gouvea



DESAPEGO



No início de mais uma semana de trabalho e na última semana de mais um MÊS, deixemos que a Palavra de Deus nos ilumine lendo e refletindo o Evangelho do dia (Cf. Mt 8, 18-22). O texto de hoje é vocacional! Convido você meditar este texto em três etapas sobre o que Jesus propõe para você e para mim no dia de hoje:
Em primeiríssimo lugar só é possível seguir Jesus se PASSAR para OUTRA MARGEM. Esta é a ordem de Jesus logo no início do Evangelho de hoje. A razão da ordem de Jesus é muito óbvia, como segui-lo sem mudar interiormente no modo de pensar e de agir? Passar para outra margem é se converter, mudar de rumo, deixar tudo para seguir Aquele que nos chamou.
Em segundo lugar um doutor da Lei quer seguir Jesus, mas o Senhor logo esclarece como deve ser a vida daquele que quer segui-lo: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. Quem quer seguir Jesus terá que correr o risco da insegurança sobre o futuro. Sempre queremos exigir de Deus certezas: Esta é a esposa ou marido com quem devo me casar para ser feliz? Será que tenho mesmo vocação para ser Padre? Vida religiosa? O Senhor nos convida ao abandono, provando nossa Fé. Ele quer saber até onde e quando vamos ter coragem de encontrar abrigo Nele, proteção Nele, segurança Nele...
Em terceiro lugar, outro ouvinte, denominado discípulo, que pode ser eu ou você com aquela vontade muito grande de seguir Jesus faz um pedido: “Deixe primeiro que eu vá sepultar meu pai”. Jesus é surpreendente na resposta: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus mortos”. Muitos ficam brigando com esta frase que Jesus acabou de dizer, tentam entender o que significa mortos sepultar mortos e acabam perdendo a mensagem principal. Na época de Jesus haviam muitos “ditos populares” este foi um modo do Senhor pra dizer que é preciso estar disposto, estar pronto e não dar nenhuma desculpa para seguir a vontade de Deus. O seguimento a Cristo é algo inadiável. É hoje, agora que o Senhor te quer, deixe tudo e Siga-O, você será muito mais Feliz. Uma criança sem Deus deixa de sonhar, um jovem sem Deus perde as esperanças, um adulto sem Deus vive sem sabor, um povo sem Deus não tem identidade é apenas mais um! Bom dia e boa semana a todos.


Padre João Alves Sobrinho
Pároco da Paróquia Coração de Jesus
São José dos Campos.SP
ANGELICA GOUVEA e PADRE JOÃO ALVES SOBRINHO
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 28/06/2016
Código do texto: T5681388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.