A CORRUPÇÃO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS - ( O Desabafo) ( Capítulo 01)

Há tempos atrás, ouvi no rádio uma notícia, contando que na Tailândia, o ministro da agricultura foi flagrado em negociatas. Foi encaminhado à Câmara, responsável pela apuração do fato. Ficou comprovado que, realmente, o indivíduo aproveitou-se do cargo e ganhou um bom dinheiro por fora. Ainda na câmara ele se dirigiu ao banheiro e, deu um tiro na própria cabeça e morreu, ali mesmo, envergonhado. Uns tempos depois, ouvindo o rádio, ouço, novamente algo semelhante, agora na China. O Ex chefe da agência responsável por distribuição de medicamentos para o povo, foi, também flagrado em corrupção. Foi julgado e condenado à morte e executado, por ter recebido um grande valor, por facilitar a introdução de remédios duvidosos, favorecendo a indústria produtora. Só que, com o uso dos mesmos, mais de dez pessoas morreram. E, daí eu me pergunto, como pode o nosso país estar entregue à pouca vergonha da corrupação, nada acontecendo para impedi-la e, pelo contrário, está se tornando uma grande Endemia , como se fosse a gripe espanhola de anos atrás; ou a dengue, ou a gripe H1N1 de agora, que vêm espalhando-se pelo mundo, não havendo vacinas ou outra invenção preventiva, que as impeçam de contaminar cada país onde chegam. Sim, o modelo político de corrupção, saiu do planalto, em Brasília e, está contagiando todos os Estados e Cidades brasileiras, nos vários setores governamentais e, em meio ao próprio povo que é o mais atingido pelos seus efeitos maléficos.

No primeiro caso narrado acima, o da Tailandia,, o indivíduo ficou tão envergonhado, que preferiu tirar a própria vida, por saber que a Constituição de seu país o cobraria, com a sua morte. - No segundo caso, na China, aconteceu a cobrança, de acordo com a lei que ele conhecia e a infringiu, pelo ato corrupto, com a agravante das mortes de cidadãos e cidadãs e, daí a tomada de atitude da justiça, também conforme manda a sua Constituição, também o mataram.

Nos dois casos houveram as devidas cobranças pelos crimes; uma pelo próprio praticante do ilícito e a outra, a Justiça sem vendas nos olhos, cumpriu a sua obrigação legal, condenando-o à morte, que lá, deve constar da Constituição. Mas, aqui, em nosso país, nada acontece ao acusado. Nem a condenáção à morte, que graças a Deus não existe aqui e, nem o cumprimento da devida pena. Mas,e as apurações dos fatos. E os julgamentos, porque não caminham conforme às provas e conforme as leis? Porque só os miseráveis, os pobres, os negros, são sumariamente presos quando suspeitos de praticarem algum ilícito penal, ou até, quando inocentes, ficam presos dias e meses, mesmo tendo já comprovada a sua inocência? E, porque quando se trata de pessoas com posses,influentes na sociedade, seus advogados conseguem "habeas corpus" ou outros meios, rapidamente, impedindo que seu constituinte durma , sequer, uma noite na prisão, na maioria das vezes, sendo, realmente culpados? Será que nunca teremos as atualizações necessárias no nosso Código Penal, obsoleto de há muito, completamente fora das realidades atuais? Fala-se muito das brechas existentes nas Leis, usadas por advogados "ëspertos", que "engessam" os Magistrados, impedindo-os de condenarem os réus que voltam ao convívio social e, continuam os mesmos, praticando os mesmos crimes.Não se falando, ainda, da caminhada lenta dos processos, que permanecem intocáveis, sem que tenham as datas de julgamento marcadas, devido o seu acúmulo. Porque, no Brasil, acontecem coisas que são claras e se tornam inexplicáveis, sem soluções? O que será que acontece?

(Leia também o cap. 2 )