1493-ALZEIMER- DIA DA DOENÇA:21 de SETEMBRO.Descoberta há 101 anos.

1493-ALZEIMER- DIA DA DOENÇA:21 de SETEMBRO.Descoberta há 101 anos.

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta.

D-Doença de Alzeimer não é contagiosa!

O-Os cientistas têm novos conhecimentos:

E-E também não é hereditária, afirmam.

N-No mundo, já atinge 25 milhões de pessoas.

Ç-Com risco real para população acima de 65 anos.

A-A partir dos 80 anos, o risco é bem maior.

-

D-Diagnóstico precoce facilita o tratamento!

E-É uma enfermidade progressiva e irreversível.

-

A-Associação Internacional da Doença Alzeimer

L-Ligada à especial Equipe Multidisciplinar

Z-Zela também pelo “Cuidador” do Paciente,

E-Explica sobre degeneração da massa cefálica,

I-Informa aos Familiares sobre o desenvolvimento:

M-Mudanças de comportamento e de humor,

E-Especialmente perdas de memória, sono e apetite,

R-Recomenda atenção, nutrição e solidariedade.

-

C-Completa 101 anos, em Tubinger/Alemanha:

E-Especialista Doutor Alois Alzeimer,

M-Médico da ex-paciente August D. em 1906:

-

A-Apresentava deficiência para lembrar do passado,

N-Na incapacidade de formar novas memórias...

O-O Dia Mundial da Doença de Alzeimer é 21 de

S-Setembro, desde 1994, criado pela OMS.(Organização Mundial de Saúde).

-

Belo Horizonte, 21 de setembro de 2007.

---***---

A ABRAZ - Associação Brasileira de Alzheimer elaborou uma lista dos sintomas mais comuns para identificar os sinais de alerta (alguns também se aplicam a outras demências), para a Doença de Alzheimer:

1-Perda de memória que afeta as habilidades profissionais - é normal em certas ocasiões esquecer compromissos nomes de colegas, ou número de telefone de uma firma conhecida e lembrar depois. As pessoas com demência, tais como portadores da Doença de Alzheimer esquecem com mais freqüência e não se lembrar depois.

2-Dificuldade em executar tarefas domésticas - pessoas muito ocupadas podem deixar feijão no fogo, de vez em quando, e só lembrar de servi-lo no final da refeição.

3-As pessoas com o DA podem preparar uma refeição, mas não somente esquecer de servi-la, como também de que a prepararam.

4-Problemas com vocabulário - todo mundo tem dificuldade em encontrar a palavra correta algumas vezes; porém a pessoa com DA pode esquecer palavras muito comuns ou trocá-las por palavras inapropriadas, tornando a sua frase incompreensível.

5-Desorientação de tempo e espaço - é normal esquecer qual o dia da semana você está ou o seu destino, por um momento. Pessoas com DA podem se perder na rua onde moram, não sabendo onde estão, como vieram parar ali e como fazer para voltar para casa.

6-Incapacidade para julgar situações - uma pessoa pode ficar tão entretida em sua atividade que por alguns instantes pode esquecer da criança que está cuidando.

7-Pessoas com DA podem esquecer totalmente a criança que estão cuidando, Eles podem também se vestir indevidamente, vestindo diversas blusas ou saias.

8-Problemas com raciocínio abstrato - fazer a conferência de um extrato bancário pode ser difícil se a tarefa for mais complicada que o usual. A pessoa com DA pode esquecer totalmente o que os números representam e o que deve ser feito com eles.

9-Colocar objetos em lugares errados - qualquer um pode perder a carteira ou chaves por tê-los colocado em lugar errado. A pessoa com DA pode colocar objetos em locais totalmente inadequados, tais como: o ferro elétrico no congelador ou o relógio de pulso no açucareiro.

10-Mudanças de humor ou comportamento - todo mundo fica triste ou mal-humorado de vez em quando. Alguém com a DA pode rapidamente passar de uma situação de calma para lágrimas ou para raiva sem nenhuma razão aparente.

11-Mudança da personalidade - há mudanças eventuais de personalidade quando a pessoa envelhece. Porém a pessoa com DA muda drasticamente, tornando-se confusa, desconfiada, medrosa e com complexo de perseguição.

12-Perda de iniciativa - é normal ficar cansado de serviço de casa, das atividades profissionais ou das obrigações sociais, mas a maioria das pessoas retoma suas iniciativas.

13-A pessoa com DA pode tornar-se muito passiva e necessitar de pistas ou estímulos para se envolver de novo em alguma atividade.

Fonte:

http://www.wyeth.com.br/br/paciente_alzheimer.htm

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 21/09/2007
Código do texto: T662190
Classificação de conteúdo: seguro