A árvore e a última folha

A árvore e a última folha

Sou árvore, trazida pelo vento ainda semente para este campo onde fixei minha raiz e deste solo fértil tiro o meu sustento, sou forte e frondosa.

Vivo conforme as leis da natureza e suas estações dos anos.

Um dia, no decorrer do outono - como faço todos os anos, preparo-me para enfrentar o inverno que aqui em campo aberto é mais rigoroso – uma das últimas folhas me questionou:

_Porque as minhas iguais estão amarelando e caindo, não quero ficar amarela e cair, quero continuar verde e junto de ti?

_Ora é o seu destino – respondeu a árvore.

_Meu destino, como assim?

A árvore explicou: _Todo o ano durante o outono eu me preparo para enfrentar o inverno e... a árvore foi interrompida.

_E onde eu entro nisso? Questionou a folha.

_A árvore com toda a paciência, continuou. Preciso de energia para o inverno, vou aos poucos retirando de vocês folhas e direcionando para a minha raiz, que é meu coração.

_Mas é injusto, fico amarela, vou ao chão e mais nada?

_Calma, disse a árvore, tudo tem um propósito, você ainda me será útil.

_Útil como assim, amarela e no chão?

_Veja bem, quando você cair ao chão, juntar-se-á às suas iguais, vocês formaram um tapete ao meu redor aquecendo o solo e protegendo a minha raiz, serviram de alimento para o solo e deste tirarei energia para enfrentar o inverno, entendeu?

_A folha pensou, pensou... e disse, mas você ficará feia sem nós, será só galhos.

_Sim, serei só galhos mas minha raiz estará protegida e o vento do inverno não me afetará tanto e no início da primavera, irei aos poucos liberando minha energia para eles e destes nascerão novos brotos que se tornará novas folhas dando assim continuidade ao ciclo natural.

A folha sendo a última e entendendo a situação, lançou-se ao solo e foi se juntar às suas iguais formando ao redor da arvore um lindo tapete da cor do por do sol.

José Carlos Gouvêa

A ÁRVORE E A ULTIMA FOLHA

A qui uma bela narrativa

A vida com seus ciclos naturais

R epresentada por estes lindos Ipês

V oce soube trabalhar o enredo

O temor da separação necessária

R esta a folha aceitar o seu destino

E despencar-se dos galhos sem medo

E nfrentar o seu papel na estória e

A creditar no quanto é linda sua trajetória

U nir as demais com o propósito

L evar seu calor e proteger a raiz

T udo tem sua razão de ser

I niciando um novo processo

M udar o que pode ser mudado

A mparar-se em Deus quando não é programado

F açamos de nossas vidas

O que a folha fez para a arvore

L iberando-se para ir de encontro aos irmaos

H umanizando este mundo com mais amor

A vida será mais plena e cheia de vigor.

Angélica Gouvea