281-VIDA E OBRA DE SAUL MARTINS- Cronologia:

281-VIDA E OBRA DE SAUL MARTINS-

Cronologia:

1917- Nasceu no chão da estrada velha do pandeiro, município de januária, Minas Gerais, ao meio dia, primeiro de novembro de 1917.

A partir de 1930 fez Cursos Preparatórios em Januária e em belo Horizonte em 1937 e 1938.

1937- ASSENTOU (Verificou) PRAÇA na PMMG (SOLDADO)

a partir de 9-10-1937 , no antigo Departamento de Instrução (D.I.), hoje denomina-se Academia de Polícia Militar .

Pouco depois é transferido para o Regimento de Cavalaria, onde foi promovido a 1º Cabo. Promovido a 3º Sargento foi transferido para o 10º Batalhão BPM, com sede na época , em Muzambinho, Sul de Minas.

Realizou, como Soldado,quatro TIPOS DE GUARDA:

1-Guarda de Quartel;

2-Guarda no Palácio da Liberdade;

3-Guarda de Distrito (Trabalho feito a cavalo, em volta de BH)

Horário de 7:00h da noite até 5:00h da manhã;

3-Guarda na Zona Boêmia de Belo Horizonte, armado de espada.

4-Transferido para o Regimento de Cavalaria.

1937-1939- Soldado datilógrafo na Secretaria do R.C. (Regimento de Cavalaria)

1939-Fez o Curso de Formação de SARGENTO-CFS. Entrou em 5º lugar e saiu entre os dez primeiros colocados, os quais foram logo promovidos a 1º CABO, no dia 28-12-1939

Foram preenchidas 33 vagas.

1939-Promovido a 1º Cabo: 28-12-1939

1952-Livro (2)- CANÇÃO DA TERRA.(Poesia) . 2ª Edição .Belo Horizonte.Editora “O Lutador”. Belo Horizonte. 1998.

1954- Livro (1)-A DANÇA DE SÃO GONÇALO.Edição Mantiqueira.Belo Horizonte.1954

1955-Livro (2)- CANÇÃO DA TERRA.(Poesia) . Edição do Autor. Belo Horizonte.

1957- Bacharel em Ciências Sociais-UFMG

1959- Opúsculo (1) ARTES E OFÍCIOS CASEIROS. Separata da Revista do Arquivo. CLXIV. Obra premiada pela Discoteca Pública Municipal de São Paulo.

1962-Livro (3)-OS JOGOS INFANTIS E AS CANTIGAS DE RODA. Edição do Centro Regional de Pesquisas Educacionais.MEC-INEP.Belo Horizonte.

1963- “MESTRE DO ANO” , em Minas Gerais.

1964 Opúsculo (2)-O ARTESANATO NO SERRO. Edição da Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular de Minas Gerais. Imprensa Oficial. Belo Horizonte.

1964- Folheto (2) -UMA OFICINA EM CADA LAR. Edição da Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular de Minas Gerais. Belo Horizonte.Foi lema de Governo (Magalhães Pinto).

1966 Opúsculo (3) -A INDÚSTRIA CASEIRA DE PITANGUI. Edição da Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular de Minas Gerais. Imprensa Oficial. Belo Horizonte.

1966 Opúsculo (4) -PROTEÇÃO AO ARTESANATO. Edição da Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular de Minas Gerais. Imprensa Oficial. Belo Horizonte.

1967-Livro (4)-ANTÔNIO DÓ. Edição da Imprensa Oficial. Belo Horizonte. 1ª Edição.

1969 Opúsculo (5) - O MUSEU E AS PESQUISAS ARTESA-

NAIS. Editora da Academia Patense de Letras. Patos de Minas.

1969 Livro: (5)-OS BARRANQUEIROS- Edição do Centro de Estudos Mineiros. UFMG. Belo Horizonte.

1970 – Catorze de dezembro, DEFENDE A TESE DE DOUTORADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, com estudo que leva o título de contribuição ao Estudo Científico do Artesanato, publicado em 1973. A atração pelas manifestações populares "é dom". Remete também, como recorda o pesquisador, à infância em sua terra natal e, em especial, a sedução pelas festas de São Gonçalo, tema de seu primeiro livro.

1972-Mudou-se para Brasília.

1973 Livro (6)-CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO CIENTÍFICO DO ARTESANATO. Edição da Imprensa Oficial. Belo Horizonte.

1973 Opúsculo (1)-O ARTESANATO NA REGIÃO DE BARREIROS. (Nota Prévia) Campus Avançado da UFMG. Conselho de Extensão.Barreiras. Bahia.

1976 Opúsculo (6) -ARTE E ARTESANATO FOLCLÓRICOS.

Edição do MEC – FUNARTE – CDFB . Rio de Janeiro.

1977 Opúsculo (7) -ARTE POPULAR FIGURATIVA. Edições Carranca. Belo Horizonte.

1979- Livro (4)-ANTÔNIO DÓ. Edição da Interlivros. Belo Horizonte. 2ª Edição.

1982 Livro (7)-FOLCLORE EM MINAS GERAIS. Edição do MEC-FUNARTE-INF, com participação da UFMG. Rio de Janeiro. 1ª edição.

1987 Livro (9)-O MISTERIOSO NÚMERO TRÊS. Edições Carranca . Belo Horizonte.

1986 Livro (8)-FOLCLORE: TEORIA E MÉTODO. Edição da

Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Edição da Imprensa Oficial. Belo Horizonte.

1988 Livro (10)-CONGADO: FAMÍLIA DE TRÊS IRMÃOS. Edição do SESC-MG. Belo Horizonte.

1990-ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC.

1991 Livro (7)-FOLCLORE EM MINAS GERAIS. Edição (ampliada) da UFMG. Belo Horizonte. 2ª edição.

1991- Participante de muitas coletâneas, dentre outras, SEMENTEIRA LUZENTE, de Antonio José de Azevedo.

1992- “CONSTRUTOR DO PROGRESSO”-FIEMG.

1997- Livro (4)-ANTÔNIO DÓ. Edição do SESC-MG: (Serviço Social do Comércio). Belo Horizonte. 3ª Edição.

(Serviu de Roteiro ao Filme longa-metragem em cores, rodando no circuito comercial.)

1998- Livro (2)-CANÇÃO DA TERRA.(Poesia). Edição do Autor. Belo Horizonte.2ª edição.

2001-ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, de 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho.

2002-“DICIONÁRIO HISTÓRICO – BIOGRÁFICO BRASI-

LEIRO”, da Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2002.

2005- Aposentado, Saul Alves Martins, atualmente faz conferências, palestras e, como professor, participa de cursos intensivos de Folclore e Antropologia. Na área de Folclore, além de diversos ensaios e muitos artigos em revistas e jornais.

2005- MARTINS, Saul, 1917.

M386 Panorama Folclórico/Saul Martins; SESC/MG. Belo Horizonte, MG: SESC, 2004. 300p.il.

1-Folclores-Brasil.I.SESC/MG.II.Título.

CDD-398.0981

(Lançamento no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, à Rua Diábase 200. Prado-Belo Horizonte.)

Outros TEXTOS em REVISTAS:

Martins, Saul. A Dança de São Gonçalo. São Paulo. 1954

Martins, Saul. Arte e artesanato folclóricos. Revista Fluminense de Folclore I, N°. 2. Niterói. 1974

Martins, Saul. Os caminhos do artesão. Revista Fluminense de Folclore II, N°. 5. Niterói. 1975

Martins, Saul. Pesquisa artesanal. Folclore N° 4. Guarujá. 1979

Martins, Saul. Os artesãos do Vale da Amargura. Folclore N° 6. Guarujá. 1981

Martins, Saul. Teriagas, sangrias e cautérios. Folclore N° 8. Guarujá. 1983

Martins, Saul. "Milho verde e maduro". Folclore N° 10. Guarujá. 1985

Martins, Saul. No reino das adivinhas. Folclore N° 13. Guarujá. 1988

Martins, Saul. Formas sincréticas e analogias. Folclore N° 14. Guarujá. 1989

Martins, Saul. O Museu do Folclore. Folclore N° 16. Guarujá. 1991

Martins, Saul. A praga do padre. Folclore N° 17. Guarujá. 1992

Fonte:http://www.arquivo.akademie-brasil

europa.org/Bibliothek/Literatur-M.html

Ver Outros...

Belo Horizonte, novembro de 2005.

Cronologia pesquisada por Sílvia Araújo Motta

Apoio: Clube Brasileiro da Língua Portuguesa

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 08/12/2005
Código do texto: T82333
Classificação de conteúdo: seguro