ALDRAVIA 16.- Sol

Irmão Irmão Irmãs

Sol: Lobo: Florzinhas:

Irmã Irmã Irmão

Lua: Galinha: Junípero:

Irmão Natureza loucura

Francisco. Irmã... divina...

:::

NOTA:

Muitas histórias sobre frate Junípero em "Florilégio de São Francisco" ("I Fioretti di San Francesco") ilustram sua generosidade e simplicidade. Uma das mais famosas é o conto do pé de porco.

Enquanto visitava um irmão doente, Junípero perguntou-lhe se poderia fazer-lhe algum serviço. O irmão pediu a ele simplesmente por uma refeição de pé de porco, então ele pegou uma faca de cozinha e correu para o mato, onde encontrou um grupo de porcos se alimentando. Ele rapidamente cortou fora o pé de um deles e correu de volta para cozinhar a refeição para o irmão doente, deixando o porco para morrer.

Este ato deixou o pastor dos porcos furioso, que reclamou para São Francisco e os outros franciscanos, chamando-os de ladrões e recusando reembolso. S. Francisco então confrontou o irmão Júniper, repreendendo-o e pedindo que se desculpasse e fizesse as pazes. Junípero lhe respondeu: "É verdade, doce pai, que eu cortei o pé do porco. Eu te contarei o motivo. Fui por caridade para com um irmão que estava doente." Não compreendendo porque o dono do porco estaria irado por um ato tão caridoso, ele foi até ele e contou alegremente sua história, como se tivesse lhe feito um favor.

Quando o homem reagiu com raiva, Junípero pensou que ele não o tivesse compreendido, então simplesmente repetiu a história com grande zelo, abraçou-o e implorou ao homem que lhe desse o resto por porco para a caridade. Este, vendo a "caridade, simplicidade e humildade" no coração de Junípero, perdoou-lhe e entregou o resto do porco para os irmãos.

É um exemplo da chamada loucura por Cristo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jun%C3%ADpero

...

Fim apócrifo: São Francisco recusou o porco coxo; antes, elevou "preghiera" de fervores ao irmão Jesus Cristo quem devolveu a pata ao animal lastimado pela simplicidade de frei Junípero. Feliz o porqueiro, após repartir abraços, um a um, a todos os irmãos do "Poverello", voltou aos seus porcos e com eles viveu em paz até o momento de se abraçar com a irmã Morte.