Os tempos são chegados

INSTRUÇÕES DOS ESPIRITOS SOBRE A REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE

Revista Espírita de Outubro de 1866.

Os tempos marcados por Deus são chegados, dizem-nos de todos os lados. Para os incrédulos não tem nenhuma importância. Para o maior número dos crentes tem algo de místico e de sobrenatural, que lhes parece o precursor do desmoronamento das leis da natureza.

No sentido mais racional vemos que tudo é harmonia na obra da criação: tudo revela uma providencia, que nem se desmente nas menores, nem nas maiores coisas. Nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Progride fisicamente pela transformação dos elementos que o compõem, e moralmente pela depuração dos espíritos encarnados e desencarnados que o habitam. Fisicamente, o globo sofreu transformações, constatadas pela ciência, e que sucessivamente o tornou habitável por seres cada vez mais aperfeiçoados; moralmente, a humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes.

A previsão dos movimentos progressivos da humanidade nada tem de surpreendente para os espíritos que vem o fim para onde tendem todas as coisas e dos quais alguns possuem o pensamento direto de Deus e julgam, pelos movimentos parciais, o tempo no qual poderá realizar-se um movimento geral.

A humanidade realizou incontestáveis progressos; por sua inteligência, os homens chegaram a resultados atingidos em relação às ciências, às artes e ao bem estar material.

O período em que vamos agora entrar, e que marcará uma das fases principais da humanidade. Esta fase, que se elabora no momento.

Neste tempo não se trata de uma mudança parcial, de uma renovação limitada a um país, a um povo, a uma raça. É um movimento universal, que se opera no sentido do progresso moral.

Tais movimentos se precipitam com rapidez. Assim não vos dizemos mais, como outrora:”Os tempos estão próximos” agora dizemos “ Os tempos estão chegados”.

Tudo segue a ordem natural das coisas e as leis imutáveis de Deus não serão perturbadas. Assim, não vereis milagres, nem prodígios, nem nada de sobrenatural, no sentido vulgar ligado a estas palavras.

Não olheis o céu, para aí buscar sinais precursores, pois não os vereis e os que vo-los anunciam vos enganarão; mas olhai em torno de vós, entre os homens; é aí que os encontrareis.

Não sentis como um vento que sopra na terra e agita todos os espíritos? O mundo esta à espera e como que tomado por um vago pressentimento à aproximação da tempestade.

Anezio

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 26/07/2016
Código do texto: T5709555
Classificação de conteúdo: seguro