O imbecil juvenil

Eis alguns trechos extraídos de uma das obras literárias do, senão o maior, um dos maiores filósofos brasileiros - Olavo de Carvalho.
Chamo a atenção, para aquilo que o próprio autor reiteradamente ressalta em seus debates e paletras, de nunca tentarmos intrepretar um pensamento e/ou contexto de uma obra, a partir de informações resumidas e/ou superficiais. É preciso vencer a preguiça e a ânsia de querer opinar sobre algo, sem se aprofundar e esgotar a busca pelo conhecimento sobre as informações existentes.

Este artigo foi publicado no Jornal da Tarde, São Paulo, em 3 de abril de 1998
O jovem, é verdade, rebela-se muitas vezes contra pais e professores, mas é porque sabe que no fundo estão do seu lado e jamais revidarão suas agressões com força total. A luta contra os pais é um teatrinho, um jogo de cartas marcadas no qual um dos contendores luta para vencer e o outro para ajudá-lo a vencer. (pág.29)

A família surge como o bode expiatório providencial de todos os fracassos do jovem no seu rito de passagem. Se ele não logra ser aceito no grupo, a última coisa que lhe há de ocorrer será atribuir a culpa de sua situação à fatuidade e ao cinismo dos que o rejeitam. Numa cruel inversão, a culpa de suas humilhações não será atribuída àqueles que o aceitam como criança. A família, que tudo lhe deu, pagará pelas maldades da horda que tudo lhe exige.
Eis a que se resume a famosa rebeldia do adolescente: amor ao mais forte que o despreza, desprezo pelo mais fraco que o ama. (pág.30)

[...] Seus julgamentos são quase sempre a inversão completa da realidade.
Eis o motivo pelo qual a juventude, desde que a covardia dos adultos lhe deu autoridade para mandar e desmandar, esteve sempre na vanguarda de todos os erros e pervesidades do século: nazismo, fascismo, comunismo, seitas pseudorreligiosas, consumo de drogas. São sempre os jovens que estão um passo à frente na direção do pior. (Grifos nosso)
Um mundo que confia seu futuro ao discernimento dos jovens é um mundo velho e cansado, que já não tem futuro algum.(pág.30 - 31)

DICIONÁRIO:
Contendor - Aquele que briga ou disputa, rival.
Fatuidade - Característica ou propriedade do que não é permanente, é transitório.
Horda - Reunião numerosa e desorganizada de pessoas.

Afirmações fortes? Com certeza.  
Verdadeiras ou preconceituosas? A resposta para esta questão requer, como já mencionei no início deste texto, um estudo aprofundado, não somente sobre o tema em questão, mas também sobre o autor. 
Não obstante, desobedecendo esta importante premissa, ouso manifestar-me, analisando o fragmento do fragmento, do contexto. Me refiro ao trecho grifado. 
Neste sentido, mesmo presumindo a coerência e veracidade nos pensamentos do autor, penso que a "chave de todo raciocínio lógico" deva partir da negligência dos adultos, em especial dos pais e/ou tutores, pois mesmo ao custo de conflitos emocionais, não devemos nos refutar da missão de auxiliar os jovens na formação de suas convicções.  
Fonte: CARVALHO, Olavo de. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
 
SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 16/09/2017
Reeditado em 07/10/2017
Código do texto: T6115750
Classificação de conteúdo: seguro