CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A OBRA MUSICAL DE RAUL SEIXAS (29)

Durante sua trajetória artística, Raul Seixas sempre teve um “quê” de profeta, um cantor e compositor à frente de seu tempo e que nos deixou canções inesquecíveis, como todos sabem e cantam. Não à toa, seus fãs, muitas vezes, parecem mais seguidores do que simples admiradores de sua bagagem musical/cultural.

Há mais de 40 anos, feito um profeta, Raul Seixas previu em uma de suas canções que a terra iria parar. Lançada em seu álbum de 1977, a canção “O dia em que a terra parou”, de Raul Seixas e Cláudio Roberto, parecia querer nos avisar sobre a atual crise do Coronavírus. Ninguém poderia imaginar que um dia, algumas décadas depois, aquela letra poderia fazer algum sentido. Por essas e outras é que Raul, mais do que nunca, tornou-se uma espécie de Antônio Conselheiro do rock nacional, aproximando distâncias e unindo pessoas que propagam a sua musicalidade.

Ainda a respeito do crédito de profeta, vi em um documentário sobre Raul Seixas que, na década de 1970 e no auge do lançamento da canção Gita (um pouco depois talvez, quando ele e Paulo Coelho voltaram do exílio), durante alguns shows que Raul fazia, houve casos de pais aproximarem seus filhos paralíticos do palco na esperança de uma cura. Ao perceber aquilo, Raul ficou transtornado e não queria mais tocar Gita em seus shows, alegando que aquilo lhe fizera muito mal e que muitos não entenderam o significado da mensagem passada na música.