Análise da obra Algemas Veladas- por Zelita Verzola

ALGEMAS VELADAS

É o título do mais recente livro da escritora Marlene Becker. Membro da AFL (Academia Francana de Letras), Marlene tem sua biografia incluída no Guia dos Escritores Brasileiros, 1997, ABNL Editora. Mas estas e muitas outras honrarias apenas ajudam a compor o brilho da autora, cujos escritos, mormente os contos, atestam a sua valiosa contribuição para a literatura

Este novo livro compõe-se de 34 contos; arriscaria dizer que um deles -O veredicto- aproxima-se muito do gênero novela. Os outros todos se apresentam com a estrutura formal do conto, como uma célula que tem um núcleo e unidade de tempo, espaço e ação. Entre outras características formais. Mas não pense o leitor que isso padroniza as narrativas. Pelo contrário, apenas demonstra o competente manejo da linguagem por parte da escritora em expressar as diferentes nuances desse gênero.

As opções para navegar pelo universo do conto foram diversas. Desde a abordagem do fantástico, como em Experiência, à do terror, como em A vingança, há muitas temáticas atuais ou sempre presentes através dos tempos. Para citar algumas: a exploração humana – Magrela; o suicídio – Se...; a experiência de quase morte – Toc, toc, toc...; o aborto – A violinista; os grilhões da crença – Santa Eneida; os danos psicológicos causados pela estupidez humana – Zé Tonto; a miserabilidade de muitas existências - O espelho.

Dois momentos dos contos de Marlene são cruciais: o início, que capta o leitor, e o final surpreendente. E há momentos em que os contos são pincelados pela poesia, como em Sorrisos e em Prisioneiro do medo.

Sonia Machiavelli escreveu o prefácio de Algemas Veladas e o intitulou de Imaginação, mistério e suspense, o que já dá a conhecer o tom do livro. Uma crítica literária criteriosa, esse prefácio pode ajudar o leitor a apreciar melhor a obra. Obra, aliás, que demonstra o belo amadurecimento de uma escrita desde sempre reconhecida por seu valor literário e humanístico.

Por Zelita Verzola - especial para o GCN- Franca SP