Como lidar com o luto – Rabino Simon Jacobson

Em meio às emoções poderosas e conflitantes do luto, pode ser difícil dar um passo atrás e ver o quadro geral. O luto é uma catarse necessária para a liberação e alívio da dor resultante da morte de um ente querido. Mas como alguém sofre de forma saudável? Como todas as experiências de dor emocional, você tem a opção de passar por isso não como uma experiência negativa, mas como uma oportunidade de crescimento – embora um crescimento doloroso. Sentimentos são sentimentos, mas a pessoa pode escolher se quer experimentá-los em uma luz destrutiva ou produtiva. As quatro sugestões a seguir sobre como enfrentar o luto são baseadas na tradição cabalística de 4.000 anos, que enfatiza o aprendizado ponderado e compassivo de cada experiência que você tem na vida. (Obviamente, essas sugestões não substituem o elaborado processo necessário para curar a dor, que também pode exigir a ajuda de um profissional).

Lembre-se: a alma nunca morre

A física moderna nos ensinou que nenhuma substância realmente desaparece, que ela apenas muda de forma. Uma árvore, por exemplo, pode ser cortada e usada para construir uma casa, uma mesa ou uma cadeira. E quando essa mesma madeira é queimada em uma fornalha, ela novamente muda de forma, tornando-se uma energia que emite calor e gás. A árvore, a cadeira e o fogo são apenas formas diferentes da mesma substância. Se este é o caso de uma substância material, é ainda mais com uma substância espiritual. A força vital espiritual no homem, a alma, nunca desaparece; após a morte, ele simplesmente muda de uma forma para outra, uma forma superior.

Embora a morte represente a elevação da alma a um nível mais alto, continua sendo uma experiência dolorosa para os sobreviventes, que não podem sentir a jornada contínua da alma e, portanto, lamentam e lamentam sua perda de conexão. Ao mesmo tempo, deve servir – como todas as experiências da vida – como uma lição. Devemos ver a morte não como uma força negativa, mas como uma oportunidade de crescimento.

Olhe para sua vida com atenção

“Os vivos levarão a sério” diz os Eclesiásticos. Pode parecer egoísta, mas é uma honra para a pessoa que faleceu aproveitar a oportunidade para examinar sua própria vida. A morte lembra você de pensar e apreciar sua vida. Você tem uma declaração de missão pessoal ? Quão bem você está cumprindo isso? Lembre-se das coisas que seu ente querido realizou durante sua vida, como ele tratou sua família e amigos, como ela ajudou os outros. Você pode usar as fortes emoções do luto para se livrar da apatia e continuar o legado de seu ente querido.

Inicie projetos positivos na memória de seu ente querido

Uma tradição poderosa, que também serve como catarse para a dor da perda, é canalizar a dor em ações positivas: 1) Inspire os outros compartilhando com eles as coisas boas que seus entes queridos fizeram. 2) Criar novas iniciativas – ou talvez uma instituição beneficente e educacional – em homenagem e memória de um ente querido. Não se preocupe com o tamanho e o escopo da iniciativa. Nunca subestime o poder de projetos pequenos, locais e até microprojetos. Qualquer boa ação que você faça em memória e honra de seus entes queridos transforma a dor em energia positiva – principalmente perpetua a vitalidade espiritual do falecido. Ele acessa a natureza eterna da alma e a manifesta neste mundo físico.

Não tente explicar

A morte está além da compreensão humana. Depois de todas as racionalizações e explicações, o coração ainda chora. E deve chorar. Embora não devamos chorar mais do que o necessário, ainda é importante sofrer. Acalme-se e console-se da maneira mais saudável que puder. Permita que a dor penetre em você. Não há nada que alguém possa realmente dizer que explique a dor do luto, pois não importa o quanto você tente, uma mente brilhante não pode consolar um coração que sangra. O silêncio é muitas vezes a maneira mais apropriada de experimentar e expressar a dor. Como um grande professor disse a seu aluno enlutado: “Não tenho respostas para você. Mas eu posso chorar com você.”

https://www.meaningfullife.com/how-to-cope-with-grief/

Rabino Simon Jacobson
Enviado por CHICO LUZ em 25/02/2023
Código do texto: T7727790
Classificação de conteúdo: seguro