A OBRA DE MOURA LIMA JULGADA PELA CRÍTICA

A OBRA DE MOURA LIMA

JULGADA PELA CRÍTICA

“Devemos situar Moura Lima. Não tão sóbrio quanto Adonias Filho, nem tão exagerado como Guimarães Rosa, a estilização sua serve para manter um nível, um diapasão da linguagem interiorana – ao nível literário sem as impropriedades da linguagem oral.”

ASSIS BRASIL

Crítico literário dos principais jornais do país, romancista, autor de mais de cem obras.

RIO DE JANEIRO

“VEREDÃO de Moura Lima, nos traz este mundo do sertão... que é o sertão feio mundo. Deste Guimarães Rosa que não surgia alguém tão autêntico na recriação do mundo sertanejo. O autor utiliza-se da matéria-prima que tema à mão, os gerais tocantinenses e a transpõe para o plano da arte.”

NELSON HOFFMANN

Romancista, crítico literário e mestre em literatura

RIO GRANDE DO SUL

“VEREDÃO, segue o mesmo caminho de Serra dos Pilões, veio para ficar, será lido por todas as gerações. Moura Lima está se tornando o escritor-referência do Estado do Tocantins.”

JOSÉ MENDONÇA TELES

Contista, ensaísta e crítico literário

Presidente da Academia de Letras de Goiás

GOIÁS

“VEREDÃO Contos Regionais e Folclóricos, é de uma riqueza exuberante, em se tratando de costumes, tradições, folclore e linguagem regional, É uma obra que se projeta para o futuro, como relíquia e marco da cultura popular do Estado do Tocantins.”

MÁRIO SOUTO MAIOR

Romancista, folclorista e ensaísta

Recife-PERNAMBUCO

“VEREDÃO é literatura de primeiríssima categoria. Linguagem apropriada. Histórias bem narradas. Um primor de arte literária.”

WILLIAM AGEL DE MELLO

Embaixador, romancista, contista e ensaísta

GOÍAS

“VEREDÃO é, sem favor algum, o melhor livro de contos produzido em nosso Estado.”

LIBERATO PÓVOA

Desembargador, ex-presidente do Tribunal de Justiça

do Tocantins, contista, historiador e dicionarista

“Não é demais ressaltar o papel de Moura Lima e sua ficção regional, mostrando ao país como se processou a implantação humana no que é hoje o Estado do Tocantins. Pode-se dizer, sem exagero, que aquilo que antes se sabia mal dava para compor duas linhas. Agora, graças ao seu pioneirismo, um mundo se descortina.”

ENÉAS ATHANÁZIO

Romancista, contista e crítico literário

SANTA CATARINA

“Com a publicação de Veredão, o escritor Moura Lima penetrou fundo na alma tocantinense, chamou para dentro de seus contos a própria alma brasileira.”

OSVALDO PÓVOA

Historiador, cronista e ensaísta

TOCANTINS

“Moura Lima é um forte pesquisador da língua (vocabulário, dizeres do povo, adágios e frases que ficaram na sabedoria popular). Romancista e contista que a literatura brasileira pode contar entre os novos e melhores desta geração do fim-de-século, e começo do milênio.”

FRANCISCO MIGUEL DE MOURA

Crítico literário, romancista e contista

PIAUÍ

“Uma das qualidades das narrativas de MOURA LIMA (o romance Serra dos Pilões e o livro Veredão) é a empatia, essa íntima fusão de sensações entre o autor e seus personagens com o espaço em que vivem, a dadivosa natureza tocantinense. Que seria da narrativa se ocorresse num espaço amorfo, descaracterizado, impróprio ? Neste aspecto, Moura Lima é mestre.”

FIDÊNCIO BOGO

Ensaísta, professor e filólogo

TOCANTINS

“Moura Lima é um excelente narrador, da mesma estirpe de Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, Eli Brasiliense, Francisco de Brito e Carmo Bernades. Podemos dizer, que hauriu, em largos tragos da terra tocantinense, a seiva miraculosa para construir uma obra literária perene, eterna, justo orgulho de todos nós.”

MESSIAS TAVARES

Ensaísta, orador e cronista

GOIÁS

“Depois dos louros conquistados em “Serra dos Pilões”, Moura Lima brinda-nos com Veredão, livro de contos regionais que vem recebendo os mais merecidos aplausos da crítica, que mais o colocam no topo de eminente regionalista brasileiro.”

WILLIAN PALHA DIAS

Romancista, cronista e magistrado

PIAUÍ

“O conto “Tropeiros do Jalapão”, de Veredão, do escritor Moura Lima mostra como no extremo norte do país praticou-se igualmente o tropeirismo. Do texto constam termos que aproximam o leitor do norte com o sul: cangalha, surrão e outros, incluso no glossário ao final da obra.”

Texto extraído da palestra “Os caixeiros viajantes”, da escritora Hilda Agnes Hübner Flores, pronunciada no V Seminário e II encontro do Cone Sul – Sobre tropeirismo , em bom Jesus. Promoção da UNIVESIDADE CAXIAS DO SUL.

RIO GRANDE DO SUL

“Moura Lima, em seu livro VEREDÃO, dá um estupendo impulso na Literatura brasileira, pôr certo, já ouvindo os aplausos da crítica literária especializada.

Parabéns, Moura Lima! Seu livro atinge vários alvos: recria, registra, documenta, ensina, eleva, alavanca, encanta, enternece.

OTON LUSTOSA

Romancista e magistrado

PIAUÍ

“Veredão é uma obra concisa na clareza precisa, nas descrições da natureza, com belezas sublimes, exemplarmente educativa. A função social da arte literária de Moura Lima transborda, pois o excepcional romancista-contista evangelizou-a”

JERÔNIMO GERALDO DE QUEIROZ

Ex-Reitor da Universidade Federal de Goiás, ensaísta romancista e emérito da UFG.

“Moura Lima é um hábil cultor do regionalismo. Seus diálogos são convincentes, coerentes e bem urdidos. Sabe transportar o leitor para as plagas que descreve e colocá-lo, quase como um partícipe.”

ELMAR CARVALHO

Magistrado, critico literário, ensaísta e poeta.

PIAUI

“Veredão é um livro da melhor qualidade. Daquele que o leitor lê o primeiro conto e só para no último de uma única sentada. Moura Lima refere-se, por exemplo, a nomes importantíssimos, entre os quais, o Coronel de Grajaú Leão Leda e Frei Gil Villanova. Só o talento multiforme do autor, na verdade, simbiose do contista e historiador, poderia produzir tão magnífico livro de conto.”

MÁRIO MARTINS

Procurador de Justiça, professor universitário, dicionarista e ensaísta.

(da Academia Goiana de Letras)

GOÍAS

MOURA LIMA
Enviado por MOURA LIMA em 01/08/2023
Código do texto: T7850933
Classificação de conteúdo: seguro