"Sol Sem Lágrimas" de Jamila Mafra é um poema que busca a libertação e a busca por uma vida livre de amarras emocionais. A autora expressa um desejo intenso por uma existência desprovida de tristezas passadas e sofrimentos persistentes.

 

Quem me dera:

Respirar fundo,

Viajar o mundo!

Amar com sorrisos

E livre das mágoas

Da tristeza passada

Que vai embora com o tempo,

Mas fica no pensamento.

 

O poema transmite a ânsia por uma vida plena, onde a liberdade de respirar profundamente, viajar, amar sem carregar mágoas do passado e sem os pesos dos pesadelos noturnos seja uma realidade. Há uma forte busca por um estado de paz interior, representado pelo desejo de sentir o calor do sol sem lágrimas, simbolizando a felicidade descomplicada e alegre, livre das angústias.

 

Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas

E ter o sono sem pesos,

Livre das correntes

Dos mais aflitivos pesadelos!

Ir com a certeza de poder voltar,

Quando eu quiser Poder chorar!

 

A autora ressalta a importância da liberdade emocional, enfatizando que a pior escravidão está na prisão da mente, na manutenção de laços ou sentimentos que não podem mais estar presentes na vida. Ela clama por essa libertação, enfatizando a necessidade de deixar partir o que não pode mais permanecer.

A repetição dos versos reforça a intensidade desse desejo pela liberdade emocional e pela vivência leve e desprovida de pesos. A busca incessante por uma existência sem lágrimas, sem pesos, sem correntes, revela a aspiração por uma vida plena e autêntica.

 

 

Quando eu sentir algo ruim

Poder desistir,

Depois que tudo passar

Eu posso de novo tentar.

A pior escravidão

É aquela que mantém

A mente na prisão.

 

Para estar liberta

Deixar partir

Aquilo ou quem

Não pode mais estar aqui!

 

"Sol Sem Lágrimas" é um poema que ressoa com a busca humana pela liberdade emocional e pela superação dos obstáculos que limitam a capacidade de viver plenamente. A autora expressa a importância de soltar amarras do passado para abraçar um futuro mais leve, repleto de amor e alegria genuínos.

 

Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas

E ter o sono sem pesos,

Amar com sorrisos

E livre das mágoas,

Porque a pior escravidão

É aquela que mantém

Minha mente na prisão.

 

Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas

E ter o sono sem pesos,

Livre das correntes

Dos mais aflitivos pesadelos!