Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais

Lya Luft é capaz de atravessar os meandros mais sutis da existência humana com suas emoções e angústias, fundindo-as em um cenário onírico de retorno do ser às suas raízes mais viscerais e remotas lembranças. É um livro que brinca com os simbolismos da vida para criar uma narrativa sensível que nos desperta a imaginação e a identificação com uma personagem muito bem aprofundada psicologicamente. A obra "exílio" remete ao encontro da realidade com o sonho, sonho este que igualmente se desdobra na feição dolorosa de um pesadelo, na tentativa de poeticamente desenhar os altos e baixos da vida.

De suas tocantes palavras, destaco:

"Contemplo a mata, que me fascina; rastejo dentro de mim num chão igual ao dela; ramos caídos, madeiras podres, silenciosos vermes, cogumelos; tudo tão longe das copas do sonho. Ou desço como quem se atira numa funda piscina e vai, em câmera lenta, nesse túnel, até onde permitem náusea e vertigem."

Ímpares descrições que nos convidam a pensamentos raros e a sensações despercebidas, na tênue linha que separa a razão e a fantasia. É intimista o seu estilo literário, que em certa medida nos lembra as obras clariceanas. Mas há um toque próprio que domina o território de insólitas palavras, tecidas em uma prosa poética sem igual.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 01/02/2024
Reeditado em 01/02/2024
Código do texto: T7990063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.