VAMOS EVITAR A DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZICA...?!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA A TODOS BRASILEIROS...

O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água parada e limpa.

Conheça os principais criadouros e aprenda como destruí-los:

Aquários - Tampe com tela fina ou tenha peixes que comam larvas.

Balanço feito de pneu - Faça um furo na base para evitar acúmulo de água.

Baldes - Guarde com a abertura para baixo e em local coberto.

Bromélias - Regue com mangueira de pressão duas vezes por semana.

Caixas de água - Mantenha completamente tampadas, sem vãos.

Calhas - Mantenha limpas para não entupir ou acumular água.

Cemitérios - Evite levar vasos ou deixar flores na água nos túmulos.

Cercas de bambu - Corte o bambu na altura do nó.

Copos de água para santo - Tampe com pano ou pires. Lave bem.

Entulho - Latas vazias, plásticos e lonas podem se transformar em reservatórios de água parada. Elimine-os.

Filtros de água ou moringas - Devem ficar tampados. Na falta de tampa, proteja com pano de prato.

Flores na água - Lave os vasos com bucha; troque a água a cada dois dias. Troque por flores plantadas na terra.

Lajes - Desentupa os pontos de saída para a água não empoçar.

Lonas de piscina - Ponha bóias sob a lona para evitar água de chuva empoçada.

Muro com cacos de vidro - Coloque massa de cimento.

Pingadeira ou goteira - Dê fim nos recipientes para coletar água. Se não puder, encha de areia até a borda.

Piscinas - Não há risco se a água estiver tratada. Do contrário, são verdadeiros berçários de mosquitos de todos os tipos.

Pneus - Guarde em local coberto e seco. Se estiverem molhados, enxugue a água e jogue um pouco de sabão em pó dentro.

Pratinhos de vasos - Elimine ou encha de areia até a borda. O certo é não sobrar espaço entre o vaso e o prato para evitar os depósitos de água.

Ralos - Coloque água sanitária ou desinfetantes se houver água parada.

Troncos ocos de árvores - Preencha os buracos com areia, terra ou cimento.

Vasos sanitários - mantenha sempre tampados os vasos sem uso.

Nota do divulgador:- Somos nós os responsáveis e não apenas o governo!!! Faça a sua parte!!! E não seja vítima!!!

ivanhoé
Enviado por ivanhoé em 11/04/2024
Código do texto: T8039147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.