REMANDO EM FLUIDO ASFALTO - Análise Literária

Análise Literária da Poesia do Poeta Bosco Esmeraldo

Título: REMANDO EM FLUIDO ASFALTO

Tema: A dualidade da experiência humana diante dos desafios e contradições da vida urbana.

Estilo e Estrutura: O título "Remando em Fluido Asfalto" evoca uma imagem poderosa e contrastante, sugerindo um conflito entre movimento e estagnação, fluidez e solidez. Essa dualidade é refletida na estrutura da poesia, que apresenta versos fluidos e imagens dinâmicas, contrastando com a ideia estática do asfalto.

Imagens e Figuras de Linguagem:

● Remando em fluido asfalto: Uma imagem paradoxal que sugere um esforço para avançar em um ambiente estático, destacando a luta do eu lírico para encontrar progresso e significado em meio à monotonia da vida urbana.

● Baixa maré lá do alto: Uma metáfora que ressalta a sensação de estagnação e falta de direção, contrastando com a ideia de altura e grandiosidade.

● Descendo o morro pro alto: Uma inversão paradoxal que enfatiza a contradição e ambiguidade da jornada do eu lírico, sugerindo uma busca incessante por significado e propósito.

● Fala o mudo que me cale: Personificação do silêncio como uma força influente e moldadora, destacando a luta interna do eu lírico contra as vozes do desespero e da dúvida.

● No leito da inexistência: Uma imagem evocativa que sugere um estado de vazio e ausência, destacando a busca do eu lírico por significado e propósito em um mundo indiferente.

● Resplandece a de Jesus: Uma referência religiosa que simboliza a redenção e a salvação, trazendo esperança e sentido à vida do eu lírico em meio ao caos e à incerteza.

Temas Principais:

● Dualidade da Experiência Humana: A poesia explora a dualidade entre movimento e estagnação, progresso e estagnação, sugerindo que a vida urbana é um campo de batalha entre forças opostas e contraditórias.

● Busca de Significado e Propósito: O eu lírico enfrenta a monotonia e o vazio da vida urbana, buscando encontrar significado e propósito em meio ao caos e à incerteza.

● Transformação Espiritual: A poesia sugere que a redenção e a renovação espiritual podem ser encontradas através da fé e da entrega ao divino, mesmo em meio às vicissitudes da vida urbana.

Mensagem Central: O título "Remando em Fluido Asfalto" encapsula a mensagem central da poesia, que é a luta do eu lírico para encontrar significado e propósito em um mundo de contradições e ambiguidades. Ao combinar imagens poderosas e contrastantes, a poesia convida o leitor a refletir sobre a complexidade da experiência humana e a busca incessante pela verdadeira realização e plenitude.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/04/2024
Código do texto: T8044356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.