Navegando com segurança na internet
Quem hoje não utiliza a internet? Podemos comparar a popularidade da internet com a TV. Ela cresceu de forma gigantesca e está presente em 27% dos lares brasileiros. Se formos considerar o número de usuários, isso bate tranquilamente 70 milhões de pessoas só no nosso país.
Como nem tudo são flores, um maior número de usuários facilitou o crescimento de maus usuários na rede.
Estes criminosos atuam em diversas áreas, desde a pedofilia até os crimes de roubo.
Portanto, para continuar usufruindo dessa poderosa ferramenta de trabalho, entretenimento e informação devemos seguir alguns cuidados básicos. São eles:
1- Sistema Operacional- se você é adepto da plataforma Windows esteja ciente que este sistema operacional tem em seu histórico um número imenso de invasões. Portanto, mantenha sempre seu anti-vírus ativo e atualizado. Caso não possua há versões gratuitas na internet. Basta pesquisar.
2- Território- a internet não é um território sem lei. Entretanto, a liberdade que ela proporciona deixa as pessoas mais vulneráveis a ataques. Desconfie de e-mails que não esperava receber. E-mails aparentemente bancários, em geral são programas com más intenções, que querem roubar suas senhas. Se desconfiar, simplesmente apague. Não abra e-mails intitulados como sendo da Receita Federal, Tribunal Eleitoral ou coisas do tipo. Esses órgãos não costumam pedir recadastramento via internet.
3- Seu filhos- esteja de olho nos sites que seus filhos navegam. Tenha sempre em mãos as senhas de sites como Orkut, Facebook, etc. Filhos pequenos e adolescentes não tem motivos para lhe esconder senhas, portanto, condicione a eles o uso da internet ao fornecimento dessas senhas. Convença-os que é para sua própria segurança e não para tirar a privacidade deles.
4- Amigos on line- cuidado com os amigos on line, aqueles que você só conhece pela internet. Preste muita atenção antes de confiar nessas pessoas. Há pessoas legais na internet (posso afirmar isso com convicção), mas há também pessoas más, que querem de alguma forma cometer crimes, ganhando sua confiança. Portanto, nunca forneça senhas ou coisas do tipo.
5- Namoro on line- encontrou sua cara-metade na internet. Isso é bom, mas muito cuidado. Quando quiserem se encontrar pessoalmente prefira lugares públicos e bem movimentados, como shoppings, por exemplo. Evite locais desertos. Muitas dessas pessoas são oportunistas e escondem sua real intenção.
Bem, espero que essas cinco dicas ajudem você a navegar melhor. Muitas delas são óbvias demais, eu sei, mas muitas pessoas ainda caem em golpes por coisas muito banais e óbvias.
Um abraço forte a todos. Boa sorte!