O C E A N O

Um rio é um curso d’água que nasce em uma fonte de água límpida na montanha. Há muitos rios no planeta irrigando terras para o desenvolvimento das plantas, saciando a sede e higienizando os corpos dos povos. Todos nasceram limpos e se ligam entre si, desaguando no oceano.

Nós, seres racionais (?), sabemos que os rios e oceanos são nossos provedores de água e alimentos. Contudo, jogamos excrementos e lixo de toda espécie em seus leitos, nas águas (embora tratadas) que bebemos e com as quais faremos higienização em nossos corpos, roupas e utensílios.

Portanto, hoje, dentro dos mesmos rios em que podemos encontrar água e alimentos, certamente encontraremos, flutuando ou submersos, excrementos humanos, garrafas plásticas, animais em decomposição, lixo hospitalar, resíduos de indústrias químicas e outras, etc...

A rede internacional de computadores (internet) assemelha-se em muitos aspectos ao sistema de rios e oceanos do planeta. Isto porque foi criada com finalidade nobre, ou seja, otimizar a comunicação entre as pessoas, em todos os pontos do planeta, tornando-a mais barata e rápida. Conseqüentemente, o conhecimento verdadeiro e útil é socializado e democratizado com muito mais facilidade.

Em compensação, vemos também, e simultaneamente, a proliferação da pedofilia, da prostituição, da distorção dos conceitos morais, filosóficos e religiosos e fatos históricos, entre outras coisas. Além disso, vemos pessoas que utilizam mal os sites de relacionamentos, flogs e blogs para despejar sua esquizofrenia sobre outras, criminosos que estudam as condições financeiras e o cotidiano de cidadãos de bem para praticar seqüestros e assaltos e outros crimes.

Então, a internet é perniciosa? Em meu entendimento, não. Analogamente, da mesma forma que os rios e oceanos são fontes de vida e estão poluídos, a rede internacional também é um manancial de conhecimentos verdadeiros, para acesso de todos, porém aberta à poluição. Assim, quando utilizamos esse imenso oceano, devemos utilizar filtro rigoroso. Pesquisar em outras fontes (como o velho e bom livro) e comparar é uma boa medida. Façamos também nossa parte, não poluindo os rios, oceanos e a internet.

Andrade Sucupira Filho
Enviado por Andrade Sucupira Filho em 30/04/2012
Código do texto: T3642533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.