FEDERAL

Os filmes brasileiros atualmente tem sido referência em roteiros e fotografia. Muitas produções tem sido alento para o brasileiro. Percebe-se que o nosso cinema tem crescido muito e aproveitado bastante da nossa realidade para desenvolver o enredo. No entanto, algumas construções tendem a nos aborrecer pela falta de consistência no formato da sua escrita. Ao assistir o filme Federal, me decepcionei profundamente. Colocaram alguns atores ,considerados bons, que se perderam na trama devido a falas pobres e uma história baseada apenas nas imagens de extrema violência ( até essas, muito pobres em produção) e de puro sexo. O excesso da linguagem vulgar fez com que o trabalho cinematográfico fosse ainda mais desprovido de beleza. O assunto abordado; Tráfico; foi tratado de maneira simplista e a crítica apresentada sobre a relação deste problema com a política ficou perdida - Uma pena....Poderia ter sido brilhante. Critica-se tanto a mídia internacional pela visão; muitas vezes distorcida do povo brasileiro; mas, esse trabalho veio a macular ainda mais a nossa imagem. A imagem do policial oscilou entre uma ingenuidade absurda ( no caso do personagem de Carlos Alberto Ricelli), a uma truculência e ignorância sem fim do personagem representando o policial militar incluso na operação. O policial interpretado por Selton Melo mostrou um jovem agente federal completamente despreparado para a função, momentos com pena do bandido, momentos furioso e até usuário de drogas. Há corrupção na polícia, há sujeitos que não eram para estar ali...Mas, a corencia, a realidade passou longe. A personagem era o chapeuzinho vermelho ( extremamente ingênua) ou o lobo mau que além de extremamente mal, age por instinto. A forma que se abordou a mulher também foi horrível: Ou esposa e mãe ou a prostituta ( ambos os tipos tiveram suas maiores cenas, nos momentos da cama).

Gostaria de continuar assistindo trabalhos que fizessem o espectador pensar. Brasileiro não gosta somente de truculência e erotização extrema. Aliás, a sala do cinema que assisti o filme estava cheia e se encheu de indignação também ao ver o péssimo trabalho ali apresentado. Não basta criar um texto e tentar vendê-lo a qualquer custo. Antes, precisa compreender que as pessoas são seres providos de inteligência e não aceitam qualquer tipo de texto.

Lizze
Enviado por Lizze em 02/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2593205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.