12 homens e uma sentença

Filme em preto e branco, de 1957, primeiro do grande diretor Sidney Lumet, falecido em 09 de abril deste ano.

O filme começa com um Juiz fazendo o discurso final antes de liberar os membros do Juri para decidirem o destino de um rapaz, acusado de assassinar seu pai. O rapaz é mostrado de relance. O Juiz enfatiza que no caso do veredito ser "culpado", a pena é capital.

Os jurados, todos homens, são levados para uma sala, onde devem decidir. A decisão deve ser unânime, seja "inocente" ou "culpado". Todos parecem certos da culpa do acusado e têm pressa em encerrar o assunto. A sala é quente, o ventilador não funciona. Um deles assume a função de relator e coordena a reunião. Pede para todos se sentarem em volta da mesa, na ordem em que estavam no julgamento. Cada um diz sua decisão, "culpado", até chegar ao personagem de Heny Fonda, jurado nº 8, que pede para discutirem o assunto, pois não tem certeza se o acusado é culpado ou não. Para ele há uma "dúvida razoável" e havendo essa dúvida, não se sente confortável em tomar uma decisão que irá mandar para a cadeira elétrica um jovem.

Somente ele não considera o rapaz culpado e a partir daí começam as discussões. Cada um dos onze jurados têm seus motivos para a decisão inicial, desde preconceitos, quanto teimosia ou simplesmente pelo fato de querer ir logo embora e assistir um jogo.

Aos poucos o jurado nº 8 consegue levantar dúvidas sobre o julgamento, desde o pouco interesse do advogado de defesa, indicado pelo Tribunal, até o depoimento de duas testemunhas chave.

O filme se passa todo ele dentro da sala do juri e tem interpretações marcantes de atores que se tornariam famosos ou conhecidos, como Martim Balsam, Lee J. Cobb e Jack Warden.

Aos poucos o jurado nº 8, através de sua argumentação direta e prática, vai levando os demais jurados a questionar seu posicionamento inicial.

Em determinado momento, há uma discussão sobre o relacionamento entre filhos e pais, que os filhos já não obedecem mais, que as coisas estão mudando (isso em 1957!).

O filme é uma ferramenta interessante para uso em palestras e aulas, sobre como a percepção humana é falha e como é arriscado nos atermos, seja por preconceito ou teimosia, a determinados parâmetros.

---------------

ficha técnica:

título original: 12 Angry Men

título em português: 12 homens e uma sentença

ano: 1957

diretor: Sidney Lumet

roteiro: Reginald Rose

atores:

Henry Fonda: jurado nº 8

Martim Balsam: jurado nº 1

Lee J. Cobb: jurado nº 3

Jack Warden: jurado nº 7

DVD FOX

Duração: 105 minutos

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 19/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2918585
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.