Ma'aloula - lendário vilarejo

Ma’aloula é uma das mais lendárias aldeias da Síria, particularmente por ser um lugar onde a língua falada fluentemente por seus habitantes é o Aramaico, a língua falada por Jesus Cristo.

Ma’aloula em Aramaico, significa entrada. Cidade situada a 56 Km ao norte de Damasco, a uma altitude de 1500 metros acima do nível do mar. Suas casas foram literalmente construídas nas rochas e a impressão que se tem, quando se avista a cidade do alto, é que ela está suspensa no ar.

Existem dois grandes mosteiros em Ma’aloula: Sarkis e Taqla. O primeiro foi construído no século 4 da D.C., edificado sobre um templo pagão. Foi batizado de São Sarkis, em homenagem a um cavaleiro romano, que durante o reinado de Maximanus, foi capturado e executado por causa de sua fé cristã.

A cidade guarda os restos mortais de Santa Taqla, de onde veio o nome do mosteiro, filha de um príncipe Selêucida e uma das discípulas de São Paulo, que foi perseguida por soldados de seu pai, igualmente por causa de sua fé cristã. Diz a lenda que ao chegar na grande rocha de Ma’aloula e fazer uma oração, a rocha teria se aberto e por esta abertura a referida Taqla teria conseguido escapar.

Daí surgiu o nome da cidade. O mosteiro de Santa Taqla, por sua vez, que recebe peregrinos de todas as religiões que para lá vão para receber bênçãos.

Estes são apenas dois lugares para visitação em Ma’aloula, a cidade está repleta de templos, conventos, igrejas, santuários e ruínas que contam a história da humanidade e das civilizações.

Vale ressaltar que, atualmente, cerca de 15.000 pessoas falam Aramaico, sendo que 8.000 estão em Ma’aloula. É a segunda língua oficial da cidade e é ensinada nas escolas. Ma’aloula é considerada como a única aldeia verdadeiramente mantém as mesmas características da antigüidade. O lugar mistura o passado e o presente, realidade e lenda, e, santidade e beleza.

Transcrito da Gazeta Árabe Brasileira – Al Nur – edição especial – ano VIII nº 57 – maio/2009

.

Osiris Duarte de Curityba
Enviado por Osiris Duarte de Curityba em 06/01/2009
Reeditado em 25/08/2013
Código do texto: T1370973
Classificação de conteúdo: seguro