Para que serve a cultura?

"Se a cultura não salva ninguém, tem pelo menos a virtude de ser um produto do homem, no qual ele se reconhece e se projeta".

J.P.Sartre

Sei que muitas pessoas se perguntam para que servem a literatura, a música, as artes em geral. Ora, a resposta é simples: para nos dar conteúdo, porque sem ele não iremos muito longe, nem em relação às amizades e a nós mesmos.

O que conversar? O que posso acrescentar na vida do outro se nada sei, se não possuo informações. Essas informações que vão moldando nosso caráter, nos tornando pessoas mais interessantes e magnéticas. Quem não aprecia uma pessoa culta e inteligente?

A beleza física tende a se deteriorar, mas a intelectual só aumenta com o tempo. Vocês podem dizer: Ora, existem plásticas, lipoaspiração, etc. E daí? Já repararam nas velhas atrizes cheias de plásticas? Perdem a expressão, ficam artificiais e com um sorriso ridículo preso no rosto. São caricaturas delas mesmas.

Mas o que tem algo a acrescentar ao mundo além dos seus dotes físicos, esse não perde a beleza, o encanto, a magia que atrai. Uma mente sábia e perspicaz é afrodisíaca. Nunca percebeu como os alunos se atraem por seus professores? Por que isso se daria? Tesão de cuca, tesão pelo intelecto, pela beleza magnética que possuem.

E não pensem que a cultura está somente nas Academias (ambientes universitários). Ali há uma cultura mais direcionada, mas que deixa muito a desejar. É preciso mais! É preciso que, através da informação cultural, possamos ter a capacidade de discernir o que é certo e errado, o caminho que podemos seguir,pois nossa visão de futuro estará mais aguçada e facilmente percebemos aonde aquele caminho nos conduzirá.

E em relação aos outros? É mister que tenhamos percepção da realidade do outro, que possamos enxergar através da máscara que sempre é colocada como forma de ocultar do mundo a face de Górgona que muitos possuem. Por trás de um belo rosto, de um riso aparentemente franco, pode estar escondida uma terrível falta de caráter, uma psicopatia ou sociopatia altamente perniciosa para o mundo. Não é fácil termos sabedoria para saber discernir o que se nos apresenta no dia a dia.

Para os mais jovens, que ainda não possuem o hábito da leitura, existem milhares de títulos bastante atraentes. Basta que dêem uma boa olhadinha na contracapa para saberem do que trata determinado livro... se o assunto for do seu interesse, em breve estará transformado num ávido leitor. A leitura é um vício, o mais saudável de todos.

Emar
Enviado por Emar em 30/04/2010
Código do texto: T2228280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.