O MANIFESTO DAS ÉGUAS

Salvemos o Cemitério velho de Correntina

Caros cidadãos e cidadãs correntinenses; geração que representa o passado; geração que representa o presente; geração que representa o futuro; profissionais liberais, profissionais públicos e privados, formais e informais; os empresário, as autoridades, civil e militar, justiça e promotoria pública, câmara dos vereadores (notadamente os da oposição) ,entidades sociais e ONGS.

Há países no mundo que só conseguiram recuperar mais de trezentos anos de história, perdidos no tempo usando a história bíblica como paradigma. Através dos séculos e até antes da existência deles a ação de vassalos e povos bárbaros conquistadores apagaram e destruíram uma quantidade inestimável da memória da humanidade; as intempéries geológicas e climáticas também. Graças a Deus e a ciência que a arqueologia tem recuperado partes do elo da nossa memória, há muito perdida no tempo e no espaço.

Correntina é uma terra abençoada por Deus que lhe concedeu uma natureza impar. Iniciou sua povoação na época do circuito do ouro. É berço de pessoas extraordinárias! Teve o privilégio de ser documentada pelo programa Expedições que retornou dez anos depois da primeira edição pra mensurar as mudanças ocorridas na cidade e região.Foi também foco de reportagens do Globo Rural e de outros programas de diversas TVs e trabalhos de Universidades.Hoje, através do Blog Gecareis,tomei conhecimento de que Correntina é hoje a vigésima cidade no PIB da economia do Estado da Bahia.É um grande motivo de orgulho para os correntinense mas não pra todos!Não para aqueles que lutam pela preservação dos monumentos históricos e pela história rica da cidade.É inadimissível que a Prefeitura autorize a profanação do Cemitério Velho,onde jaz vários capítulos exarados da história desta cidade maravilhosa. Não quero crer que cidadãos e cidadãs assistam passivamente e não estão nem aí para o devaneio mandatário deu um prefeito inconseqüente, insensível à história de Correntina. É lamentável esta passividade.

Exorto a todos os cidadãos e cidadãs de Correntina, residentes e espalhados por todo o mundo a lutarem não só pela restauração e pela conservação do velho cemitério, como lutar também por outros patrimônios da cidade.

Está na hora de fazerem acontecer..Impetrar ações públicas, ações políticas, ações sociais, protestos, pressões colocando a Prefeitura contra o muro,inclusive contra o muro do cemitério, pressão contra os vereadores, pressão contra os empresários etc.. Está na hora de transformar o grito de socorro e protesto em nome do cemitério no relinchar das éguas que enchiam e coavam no vale do ouro no passado! Uma dezena de grito pode ser muito pouco! Mas algumas dezenas já farão bastante barulho. Lembrem sempre do Canto do Galo.

Façamos com que os nossos gritos ecoem sobre o vale do ouro e penetrem nos tímpanos das cavalgaduras dos políticos para demovê-los .da inércia imbecil e fazerem com que salvem o cemitério Velho, conservando parte da história de Correntina.

Cidadãos e cidadãs correntinenses, juventude estudantil, vereadores da oposição, levantem a bunda da poltrona e façam alguma coisa que salve o velho cemitério e os outros monumentos e santuários também. Cobrem pesadamente os atos inconseqüentes do prefeito, secretários e vereadores. Não há mais tempo para esperar!Esperar as eleições de 2012 poderá ser muito tarde!A luta já deveria começar para ontem!Existem notáveis correntinenses e amantes da cidade que a adotaram no coração que estão lutando contra este desmando.

Ta na hora de engrossar o coro de vozes do Flamarion, da Diana, do Herverton, do maestro Patrício, do Joãozinho de dona Rosa e tantos outros que poderiam ser citados. Vamos espalhar pelo Brasil e pelo mundo a causa do Cemitério Velho, para salvá-lo- A causa é justa, verdadeira e necessária; mas é preciso que a justiça, a verdade e o sentimento necessário existam dentro de cada um de vocês, de nós e, só assim, o grito, o relinchar das éguas, os nossos gritos, e a nossa ação de cidadania formará uma rede de forças para vencermos esta batalha, desigual, mas possível. Vamos vencer este cabo de guerra!

CIDADÃOS E CIDADÃS CORRENTINENSES – EU CONFIO EM VOCÊS – ESTOU ESPEARANÇOSO EM VENCER ESTA BATALHA! OU NOS TRIBUNAIS OU NA CÂMARA, OU NO GRITO! SE PRECISO FOR EVOQUEMOS EMOS OS COICES DAS ÉGUAS, MAS NÃO PODEMOS PERDER ESTA BATALHA,DO CONTRÁRIO A MEMÓRIA DE CORRENTINA ESTRÁ SE EXAURINDO PELO TEMPO.

Jota kameral

_______________
Obrigado poeta e amigo Santamariense, pela solidariedade, até agora não manifestada da forma que esperavamos, do povo envolvido, mas creia que levaremos a luta a caba e esta semana estaremos tomando as providências necessária para impedir este abuso