Manifesto em verso e prosa

* Prof. Ms. Arnaldo de Souza Ribeiro

[...Oh! Bendito o que semeia

Livros… livros à mão cheia…

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar...]

Trecho da poesia: O livro e a América.

Antônio Frederico de Castro Alves. Poeta, abolicionista e republicano. Nasceu na Fazenda Cabeceiras, no dia 14 de março de 1847 e faleceu em Salvador, no dia 06 de julho de 1871.

Na tarde do dia 12 de março de 2011, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, às margens da Barragem do Benfica, o Professor Carlos Corrêa de Aquino, recebeu seus familiares, parentes e amigos para o lançamento de seu terceiro livro, “Devaneios de um amante”.

Dentre os presentes encontravam-se pessoas dos mais diversificados segmentos da sociedade itaunense, tendo em vista que o anfitrião, enquanto aqui viveu, integrou e participou com singular brilhantismo de várias instituições profissionais, religiosas e filantrópicas e nelas deixou a marca positiva de sua capacidade e de sua ilibada conduta e angariou: respeito, gratidão, amizade e saudade.

E tanto isto é verdade que, durante o lançamento, várias pessoas de forma franca e espontânea serviram-se do microfone para relatar fatos, enaltecer valores e externar gratidão.

Os vários depoimentos ali pronunciados confirmaram que o Professor Aquino enquadra-se com perfeição e sem nenhum favor nos ensinamento do imortal Humberto de Campos:

“O homem não faz senão escrever, com as letras de seus atos e os períodos de sua vida, na direção riscada pelo dedo poderoso do destino.”

Quis Deus, que a todos dirige e protege, presentear os itaunenses e por esta razão encaminhou o Professor Aquino para Itaúna, para que ele, aqui, escrevesse parte de sua história e também colaborasse na redação da história de Itaúna e de seus habitantes.

O Professor Aquino nasceu em Belo Horizonte no dia 12 de janeiro de 1928. Concluiu o Curso Primário no tradicional Grupo Escolar Barão de Macaúbas, em 1938. Em 1946, concluiu o Segundo Grau e no ano 1949, concluiu o Curso de Técnico em Contabilidade.

No dia 10 de agosto de 1953, ingressou-se no Banco do Brasil, através de Concurso Público e nesta condição prestou relevantes serviços em várias cidades do Estado, antes de vir para Itaúna.

Cursou direito na Universidade de Itaúna, onde obteve o primeiro lugar no vestibular, no ano de 1969 e concluiu o curso em 1973, obtendo também o primeiro lugar.

No dia 01 de março de 1975, iniciou o exercício do magistério na Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna e o fez com brilhantismo e dedicação até o dia 01 de agosto de agosto de 2007.

Dentre as muitas virtudes do Professor e escritor Aquino, destaca-se a de cristão fervoroso, que diuturnamente vive e pratica a sabedoria dos Evangelhos e o faz inspirado restritamente nos ensinamentos de Cristo. Solidário, fraterno, honesto e de coração excessivamente bom. Bom filho, bom marido, bom pai, bom avô, bom genro, bom sogro e bom amigo. Detentor de elevado espírito de educador, sempre comprometido, paciente e solidário com os seus alunos.

Os livros do Professor Aquino materializam sua conduta e as experiências adquiridas ao longo de sua edificante vida.

No primeiro, “Doces carinhos”, lançado em 2008, para registrar seus oitenta anos, relatou parte de sua vida e da vida daqueles que lhe são caros, em especial o seu grande e eterno amor: Lourdes Cervinho de Aquino.

O segundo trata-se de uma autobiografia, escrita e distribuída em caráter familiar.

Neste terceiro, “Devaneios de um amante” repete a temática do primeiro e do segundo, ou seja, registrar no papel, aquilo que está registrado no seu coração e na sua mente, ou como ele próprio definiu:

“Variação sobre o mesmo tema: o amor por Lourdes”, “Um livro que cultua o amor” e “É assim que eu escrevo: o que vai na minha mente vai para o computador.”

Sabe-se que a mente e o coração de um homem bom, só incorporam coisas boas e gratificantes, portanto, é motivo de gratidão e louvor esta iniciativa do Professor Aquino registrar em seus livros e compartilhar com os seus leitores suas experiências e sua sabedoria.

Conforme prelecionara Humberto de Campos: “A melhor maneira de ensinar os jovens é recomendar-lhes a leitura da vida dos grandes homens.”

Agradecemos a Deus e ao Professor Carlos Correia de Aquino, por mais este livro, rico em conhecimentos e de exemplos a serem seguidos, e também pelos próximos que por certo virão.

Itaúna, 13 de março de 2011.

* Arnaldo de Souza Ribeiro é Doutorando pela UNIMES – Santos - SP. Mestre em Direito Privado pela UNIFRAN – Franca - SP. Especialista em Metodologia e a Didática do Ensino Superior pelo CEUCLAR – São José de Batatais – SP. Advogado e conferencista. Coordenador e professor do Curso de Direito da Universidade de Itaúna - UIT. Professor convidado da Escola Fluminense de Psicanálise - ESFLUP-RJ. E-mail: souzaribeiro@nwnet.com.br