Para além do Atlântico!

Viajar para mim é saúde , vitalidade!

No dia 08 de março de 2013, resolvi partir para uma longa viagem, para além dos que muitos achavam possível na minha idade.

Encorajada pelos meus genros Jorge (conhecedor do trajeto) e

Eufrásio cheio de entusiasmo,resolvi desafiar a mim mesma,

arrumei as malas e já de passagens compradas, iniciamos a viagem: eu, minha filha Edlamar e minha neta Laura, de 12 anos.

Apesar de alguns atropelos causados pela Empresa de Viagens, chegamos ao nosso destino, Londres!

A cidade é fascinante pela paisagem, pelo esplendor e solidez de sua arquitetura, pelos povos de diversas culturas e religiões que transitam pelas praças, avenidas, museus, palácios...a maioria jovens imigrantes em busca de lazer, cultura e também oportunidade de trabalho. Observei que a maioria dos imigrantes ocupam os postos de trabalhos mais humildes. Quase não vi os ingleses passeando pelas ruas, talvez por causa do frio, ou não sabemos por que caminhos transitam.

Encontrar um brasileiro por lá, foi como encontrar um irmão querido!

A netinha, muito esperta, aprendeu logo a observar nos mapas dos

pontos de ônibus, qual o número do que deveríamos tomar para chegar ao nosso destino. Londres possuiu o maior metrô do mundo,

as pessoas preferem transitar por ele por ser de fácil acesso e baixo custo.

Nós preferimos pegar uma excursão e depois andarmos por conta

própria:Começamos pela Galeria de Arte na Trafalgar Square onde há várias atrações, fontes luminosas, artistas tocando, muita gente circulando. Não é preciso descrever sobre as obras expostas

na Galeria, pois sabíamos estar num dos maiores centros culturais do

mundo! Londres é considerada uma das cidades mais cosmopolitas do planeta! Seu Britistsh National Museum possui um acervo tal que seria preciso muitos dias andando nele para dizer que o visitamos de fato.

A netinha teve várias aulas ao vivo e à cores, fotografou vários tipos de sarcófagos e múmias e algo que mais lhe interessou, acontecendo o mesmo no Aquário, que é realmente impressionante! No final do percurso ali, nos sentimos como se estivéssemos na Antártida!

Como não poderia deixar de ser, fomos ao London Eye, que é a maior roda gigante do mundo, com 140 metros de altura! No percurso, fomos filmando a vista panorâmica da cidade.

No dia seguinte, fomos ao palácio das quatro torres, uma fortaleza medieval que foi reconstruída. Lá colocaram grandes tesouros como

As Joias da Coroa com todo o seu esplendor, e uma baixela toda em ouro reluzente usada no cerimonial da coroação dos (as) monarcas; pensei no ouro do Brasil que os portugueses mandaram para lá!...

Ao lado das joias, desfilavam numa tela do tamanho da parede os personagens que fizeram a grandiosa história daquele país!

Nas outras torres estão expostos os arsenais antigos de guerra, e muitos objetos históricos.

Tudo era festa aos nossos olhos!

O Big Bem, à noite, parecia uma joia de filigrana num conjunto arquitetônico entalhado na pedra como renda! (estilo gótico) Fiquei maravilhada, renovada, encantada com tudo o mais que vi, voltei