É CIÚME OU É INVEJA?

Quando a gente silenciosamente cobiça as coisas do próximo,

seja seus bens, ou qualquer coisa que seja... Isto é inveja, porque não é algo nosso, é dos outros... Ciúme é quando temos zelo por algo nosso, algo que nos pertence, e não pertence a outra pessoa... Por isso, o ciúme nem sempre é errado, mas a inveja sempre é ruim. A inveja é meio serpentina, a pessoa não demonstra por ficar brava, e sim tentando destruir o que o outro tem, ou querendo para si, que seria uma cobiça.

O ciúme em geral é demonstrado de forma forte, a pessoa fica tomada de "bronca" e mostra que está alterado (a)... Por isso, tem ciúme que não é bom... Ciúme correto e incorreto... O ciúme correto é quando você tem zelo pelas suas coisas. Não quer que alguém estrague. Mas você não precisaria demonstrar isso de forma violenta. O ciúme incorreto é exagerado, ou algumas vezes não tem cabimento... Geralmente as mulheres reclamam de homens ciumentos... mas diz-se que todo mundo gosta de alguém que tem um pouco de ciúmes... Significa que se importa, que gosta, é uma demonstração de amor, no devido lugar e grau.

O ciúme exagerado já levou pessoas a cometerem barbaridades em nome do amor. Um caso que vi num site social foi o seguinte:

Uma moça tinha um namorado e mandou uma mensagem via celular, que ela estava contente de estar com seu irmão, que queria apresentá-lo.

Mas o rapaz não viu a mensagem e estava indo ver a namorada. A moça estava junta, mas sem nada de errado, apenas pertinho do irmão (que o namorado não sabia no momento)... O namorado ao ver os dois pertinho, porque eram irmãos, foi logo sacando uma arma e atirando nos dois... Só depois viu no celular a mensagem que era irmão dela, que estavam alegres ali e queriam vê-lo... Esse assunto até gera outros assuntos, como não andar armado, porque pode cometer algum crime passional, como este, ou outro, tendo muita dor de cabeça depois.

Mas reparou que o ciúme foi exagerado? Não foi inveja.

Espero que aqui eu tenho deixado mais claro a diferença entre esses termos... já expliquei sobre isso em outra ocasião... mas estou aqui falando de um modo diferente...

Abraços a todos.

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 31/10/2013
Reeditado em 31/10/2013
Código do texto: T4549847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.