ESTÁDIOS DA COPA: CARNIFICINA.- aditando e republicando.
 
Quando o Brasil se comprometeu a realizar a Copa do Mundo, na época do presidente Lula, não imaginava o “ex chão de fábrica” e agora – “doutor honoris causa” por três vezes-- ( o mundo anda mesmo louco)-- que isso poderia até  dar certo. O risco seria mesmo imenso.
Não se arrisca  o brio e  as emoções de uma nação,por mais que goste de futebol. O Brasil está fazendo feio sua COPA DAS COPAS.
Mas, o que se vê hoje é uma atrapalhada geral e incontrolável. Até com o dinheiro público. A Copa da África do Sul já está dando o exemplo de que tudo foi uma ilusão, na administração do grande líder Mandela.Os estádios de lá estão abandonados,embora lá não seja o “país do futebol”. Mas aqui é!!
Agora, pelo protocolo, a presidentA tem que dar sua presença no primeiro dia... do evento!Assim exige o protocolo. É o que menos quer. Pois – pelo andar da carruagem- pelos escândalos diretos e indiretos que estão surgindo o “bicho vai pegar”... O povo nunca se sabe como vai reagir. Pode haver vaia!!!
A ´mandatária da nação vive uma situação – “ir ou não ir” e não “ ser ou não ser” de Hamlet, de Shakespeare, na inauguração,desse espetáculo a céu aberto.
Os gastos com esses estádios foram extraordinários,embora,por tabela, os aeroportos tiveram alguma melhoria,e outras coisas também, tudo à moda da casa.
Até mesmo, a Força Nacional vai entrar para neutralizar a bandidagem do Rio de Janeiro, cidade cativa onde a favela é o ambiente de pobres coitados e também de bandidos que não  podem  ter luxuosos apartamentos em Ipanema. Não porque não podem. Podem. Mas não devem, porque a favela é o lugar melhor para se esconder e disfarçar da policia!  Vergonha nacional...
Virou  a favela até programas sociais e de turismo para estrangeiros... Coisa do outro mundo. O país poderia mostrar outras coisas que tem.
O saldo de acidentes em razão da montagem do espetáculo está preocupando.As noticias estão aí.
Assim:
 
O Ministério Público Federal do Trabalho requereu a interdição do estádio que está sendo construído em Manaus para a Copa do Mundo e a JUSTIÇA DO TRABALHO imediatamente acolheu o pedido...
Esse mesmo estádio tinha sido vistoriado e o MPT realizou inspeção sem avisar e encontrou 15 dias atrás da morte de operário,neste fim de semana,irregularidades que deveriam ser sanadas...
Nada adiantou... é o cumulo do absurdo o que vem ocorrendo no País,sob o patrocínio do governo federal, a aceleração do grande circo que será a copa do mundo,nos próximos meses,já em 2014.
As empreiteiras não se importam com a segurança do trabalhador nem o fiscaliza, em nome da celeridade que se impôs a esse evento,sob o patrocínio também da FIFA.
Nessa altura do campeonato, em que o Brasil figura entra os piores países do chamado BRICs. –aventurou-se num evento de proporções internacionais,sem ter condições para isso.Indicadores econômicos e financeiros não são favoráveis à pátria amada.
O problema não é só a carnificina dos estádios de futebol, feito às pressas, à “toque de caixa”,para se cumprir os compromissos assumidos...o problema extrapola e vai no que também é o “nó górdio” da infra estrutura brasileira,ou seja, os aeroportos...do século XX.
Ultimamente, com o aumento do número de passageiros no País, este se vê em dificuldades para atender minimamente os nacionais. Hoje o atendimento deixa a desejar. Imaginem daqui alguns meses...
Imaginem quando começar essa indigesta Copa do Mundo, que não está empolgando aparentemente o povo brasileiro,preocupado com altos índices de inflação e salários defasados. Ademais, mantêm-se as aparências de que tudo corre bem...mas a perspectiva é de calamidade nesse setor,muito embora a fala governamental tente impor sua propaganda ilusionista.
De uma hora para outra não se conclui nada e –ao contrário- vidas humanas estão sendo ceifadas não só em Manaus,mas em Brasília,em São Paulo e outras Capitais que sediarão os pleitos futebolísticos.
Passa-se por cima da segurança para atender  alguma demanda e agradar os estrangeiros que para cá chegarão...
Ocorre que o problema de acidentes do trabalho além de graves e insuportáveis para uma sociedade que quer bancar uma Copa do Mundo, também,por conseqüência há problemas de raiz que são entre eles, a criminalidade nos grandes centros,como Rio de Janeiro e São Paulo. Ironicamente,se fez da favela carioca,estação de parada para o turismo de mau gosto e certamente a chamada Segurança Pública não dará o resguardo necessário para os nacionais e estrangeiros.
Por outro lado, há a possibilidade de manifestações – a semelhança de junho último – de que os descontentes, os que não apóiam esse evento,numa época de crise nacional e mais os “vândalos” entrarem em cena,para estragar a festa.
Vamos torcer para que nada ocorra de anormal, mas o clima não está como “céu de brigadeiro” na pátria de chuteiras.
Com tudo isso- acidentes fatais, obras inacabadas,infra estrutura desatualizada e mais outros fatores, como a criminalidade, põem em risco o nome do Brasil...tudo para arrecadar alguns dólares e encher os bolsos dos “cartolas”... Sem esquecer que a Política está no meio disso...
“Panis et circus”... é o que se espera.