Troca troca de livros

Poderia ser somente mais um domingo preguiçoso. Três horas da tarde, céu limpo, pessoas caminhando pelos jardins da orla. Mas eis que aos poucos eles vão chegando: em grupos ou sozinhos, jovens de idade variada estendem suas cangas sobre o gramado e colocam livros sobre elas. Algumas pessoas param curiosas pra olhar, outras já trazem alguns livros e vão colocando sobre as cangas e pegando outros. Juliana, organizadora do evento, cumprimenta vários conhecidos e explica aos curiosos sobre o funcionamento da iniciativa.

Esta cena se repete mensalmente em Santos, no jardim da Orla próximo à Fonte do Sapo. Trata-se do evento “troca troca de livros” que realizou dia 01-06-14 sua décima edição. É um encontro onde amantes da leitura de todas as idades fazem muitos mais do que simplesmente trocar livros: é uma oportunidade de se reunir ao ar livre, encontrar os amigos, conversar sobre as últimas leituras e ainda conhecer outras pessoas com interesses semelhantes – além de, obviamente, driblar os preços altos dos livros novos. O evento é organizado através de um perfil no facebook “troca troca de livros I” e dura em média três horas.

Conversei rapidamente com alguns participantes, a maioria deles freqüenta o evento todos os meses – alguns levando cangas e vários livros, outros levando apenas alguns livros para trocar. Todos estavam muito animados. Segundo eles, o evento é livre – quem quiser pode participar, trocando livros ou mesmo levando uma canga e aqueles livros que não vão mais ser utilizados. E por falar em livros, encontra-se todo tipo de livro por lá: desde gibis e mangás até literatura infanto juvenil, clássicos da literatura brasileira e portuguesa, livros didáticos e livros de autores regionais. Levei dois livros para trocar: “Verônica Decide Morrer” e “O Alquimista”, ambos do Paulo Coelho. Escolhi trazer para casa “O que é isso companheiro”, de autoria de Fernando Gabeira e “Arquimedes e a Alavanca em 90 minutos” de Paul Strathern. Não é necessário perguntar para ninguém coisas como “Olá, vamos trocar este livro por este outro”, basta deixar o que trouxe e pegar qualquer um que interesse.

Algumas pessoas sentam-se por ali mesmo e começam a ler. Outros (a organizadora inclusive) levaram violões para tocar enquanto a tarde passava. No final do evento, cada um recolhe sua canga e os livros que lá estão. Certamente, quem participa leva para casa bem mais do que livros diferentes para ler: leva cultura, alegria, convivência humana, um grande sentimento de realização e a vontade de que o mês passe depressa para que aconteça uma nova edição.

Gostaria de conhecer essa iniciativa? Amanhã, 06/07/14 acontecerá a XI edição, às 15hs na Fonte do Sapo. Quer saber mais? Adicione no facebook o perfil “troca troca de livros I” acompanhe a data dos próximos eventos e tire seus livros antigos da estante! Certamente no próximo domingo eu estarei lá, com alguns livros – afinal, o conhecimento deve circular!

Bob Regina
Enviado por Bob Regina em 05/07/2014
Código do texto: T4870675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.