KARL MARX: POLÍTICA,MATERIALISMO E MERCADO

O Socialismo foi um sistema de produção político e econômico que tinha como objetivo defender a classe do proletariado que sofria com os efeitos da industrialização e com a propriedade privada. O que mais caracterizava nesse sistema era a igualdade de oportunidades político-econômica. O Socialismo moderno surgiu no século XVIII com a presença da camada intelectual da sociedade, muito antes do marxismo. Segundo os socialistas o capitalismo favorece economicamente a desigualdade entre as diversas relações sociais, aumentando o poder do Estado. Frente a isso, Karl Marx disse que o sistema Socialista só iria pra frente caso existisse a luta de classes e revoluções do proletariado para que o capitalismo sofresse uma transição para o comunismo. Com uma leitura realista, iremos observar como essa ideia de Socialismo passaria a ser um idealismo com o passar dos séculos. O capitalismo e a condição de mercado passam a ser úteis.

O que aconteceu em seguida foi a transição do capitalismo para a situação de comunismo feita pelo próprio socialismo. O comunismo ou socialismo científico foi um sistema político e econômico que defendia uma sociedade sem classes, sem a existência da propriedade privada onde as relações estatais à moda hobbesiana não passariam a ser o dominante e sim o dominado pelo próprio social. Seguido pela obra de Karl Marx, o marxismo seria um breve histórico contra as primeiras manifestações capitalistas. Sabemos que Karl Marx estabeleceu uma nova corrente filosófica que tinha como elemento fundamental a própria matéria que estava em oposição ao seu pensamento político, ou seja, o sujeito não teria mais o domínio sobre o objeto. As políticas estatais teriam seu domínio e a situação de mercado cada vez iria se desenvolver, essa era a ideia da corrente filosófica do Marx.

Com essa relação entre o idealismo e o materialismo na política e na filosofia de Marx, surgiu a Dialética. Foi no pensamento dialético desenvolvido por Hegel que os alemães – incluindo Karl Marx - traçaram uma dialética materialista em oposição ao idealismo hegeliano. O idealismo hegeliano acreditava que a mente humana mudaria a realidade, ou seja, a realidade é uma projeção do que pensamos. O materialismo dialético defendido pela oposição afirmava que a própria matéria muda a realidade.

Marx toma como ponto de partida a Escola Clássica Inglesa para entender o valor da produção de trabalho e o salário dado ao trabalhador. Adam Smith dizia que o próprio sistema de trabalho seria a causa da riqueza de um país e não o acúmulo dos próprios metais preciosos. Entretanto Marx analisa o processo capitalista para então dizer que o trabalhador vende sua força de trabalho que é tratada como mercado. O valor pago ao trabalhador seria inferior ao acumulo do capital dos empregadores. Com isso podemos entender a mais-valia que Marx desenvolveu, ou seja, o capitalismo consegue a mais do que aquilo que ele paga para o trabalhador. Marx não pretendeu fazer uma análise acabada e definitiva do capitalismo.

O sistema político socialista funcionou em vários países da União Soviética. No começo do século XX, muito antes da Primeira Guerra Mundial, aconteceu a Revolução Socialista e a implantação da União Soviética. Mais da metade da população da Rússia habitava na zona rural. Boa parte dos sovietes trabalhavam no campo sob condições de uma vida miserável nas mãos de um regime absolutista que eram os czares. Após a Primeira Guerra Mundial, a força absolutista do czar perdeu a importância. Com a vitória dos Bolcheviques (um dos socialdemocratas seguido pelos ideais de Karl Marx) Lênin assumiu o poder para então pôr em prática os projetos que beneficiariam os sovietes rurais tais como a reforma agrária. Assim, com várias transformações políticas os Bolcheviques passam a ser o PCUS que teriam total supervisão sobre o Conselho Comissário do Povo, administrado principalmente pelos sovietes rurais.

Penso que os ex-Bolcheviques (PCUS) não foram tão justos com os órgãos políticos administrado pelos sovietes rurais, mesmo antes com uma possível Reforma Agrária desenvolvida por Lênin e também muito antes pela exclusão das forças do czar depois da Primeira Guerra Mundial. O PCUS controlava esses órgãos políticos deixando a população menos livre politicamente. Por outro lado o Socialismo levou a União Soviética como uma das maiores potências econômicas durante 30 anos.

Como pensamento marxista é visto principalmente no mundo moderno e no mundo contemporâneo? A maior contribuição do marxismo no século XX até hoje foi de ter elaborado teorias que permitiram enxergar a sociedade atual com o neoliberalismo, a globalização e a má distribuição das riquezas. Esse mesmo pensamento marxista foi implantado por boa parte dos pensadores intelectuais, principalmente de políticas de esquerda, para identificar as falhas das políticas capitalistas frente ao social.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 11/08/2014
Código do texto: T4918711
Classificação de conteúdo: seguro