Um Pouco do Pensamento Schopenhariano.

Para Schopenhauer, em vez da razão definir o homem e "decifrar o enigma do mundo", é o corpo e o sentimento que ele chama de Vontade, que permitem alcançar e dizer o sentido das coisas. A vontade é o que há de mais essencial no mundo, um elemento metafísico.

O pessimismo do Schopenhauer tem a ver com uma ideia metafísica, e não algo do senso comum, como dizer: "Não, não vai dar certo...”. Não! O entendimento do Schopenhauer é: o que comanda o mundo é a Vontade que não tem objetivo, não é algo do tipo da razão e, portanto, passa a ser caótico. Se o mundo tivesse um objetivo posto pela razão, poderia programar para que as coisas fossem boas, mas como o que impulsiona é a Vontade, e ela é caótica, as coisas ruins também vão acontecer, tendo uma avaliação pessimista; o curso do mundo não necessariamente é bom. “Ora, se tem coisas ruins, eu não posso ficar muito otimista”.

Quando um amigo sugeriu que Schopenhauer pensasse sobre o amor por mulheres, o filósofo logo disse:" A vida é curta, questionável e evanescente que não merece qualquer tipo de esforço maior". E disse mais o filósofo alemão: "Desista do sonho do amor para a vida. Se um relacionamento deu errado, parta para outro, sem culpas"; Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida.

Outro ponto importante em Schopenhauer é o apego às artes, as representações artísticas como um meio de transcender os sofrimentos, mesmo que por alguns instantes. Essa filosofia segue a de Kant no que diz respeito a termos educação em observar as artes não com os olhos, mas com o raciocínio, com a admiração. Kant escreve: "A beleza está nos olhos de quem vê e de quem a contempla".

Schopenhauer seguiu a cultura oriental não por causa de religião ou por práticas de meditação, mas por uma questão de contemplação da arte: ele usa da estética para entrar para a ética, porque eu me abstenho de participar do mundo que resulta em maldade e que, portanto, não está organizado pela razão.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 21/08/2014
Código do texto: T4930951
Classificação de conteúdo: seguro