ORIGEM DA FESTA JUNINA

Conforme os historiadores, a festividade do São João foi trazida para o Brasil durante o período colonial pelos portugueses.

Nesta época, houve uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres, como o minueto, e que, no Brasil, influenciou as quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a pólvora. A dança de fitas teria vindo da península Ibérica, muito comum em Portugal e na Espanha, também o bolo de pinhão, bom bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, etc.

O Espanhol na música nordestina

O baião, dança muito difundida no nordeste brasileiro durante o século XIX, a partir de 1946 assume importância nacional e internacional como dança propriamente dita, ligada ao épico dos cangaceiros e ao ciclo do couro. É uma dança de pares, executada em todo o interior nordestino, às vezes formando roda, com sapateados, palmas, umbigadas, meneios e estalar de dedos, como as castanholas, influência espanhola, que invadiu os salões e shows pelo país, levada por Luiz Gonzaga.

Com a influência espanhola a dança brasileira e seus ritmos seguem um passo mais ligado às características do sapateado, requebros e palmeados.

Destaca-se a chula nordestina oriunda do antigo lundu: dança sensual, com sapateios ritmados, incluindo umbigadas africanas e estalar dos dedos ibéricos.

http://www.efdeportes.com/efd142/influencias-do-mundo-na-musica-brasileira.html

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.html

Texto e pesquisa

Luis Eduardo Garcia Aguiar

Poeta - Escritor - Colunista

Luis Eduardo Garcia Aguiar
Enviado por Luis Eduardo Garcia Aguiar em 12/11/2014
Reeditado em 11/06/2015
Código do texto: T5033168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.