HISTÓRIA DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (LAFAIETE)

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser erguida em 1732, no antigo Arraial do “Campo Alegre dos Carijós”. Apresenta características das três fases barrocas do Brasil-Colônia, além de outras estéticas posteriores, quando se analisa o painel do altar-mor, os retábulos, todos de madeira, e os altares. No passado, os retábulos eram, em grande parte, recobertos por ouro, hoje sob pinturas mais recentes. No altar-mor, o retábulo é decorado com hastes e folhas de paineira, vergônteas e lírios. Dois belos e grandes pelicanos localizam-se, um a direita e o outro a esquerda, no painel frontal de madeira: simbolizam a Mãe-Igreja alimentando os seus filhos com o próprio sangue, o sangue de Cristo. Nos altares laterais que ladeiam o arco do triunfo, belos dosséis caracterizam bem o estilo joanino, apresentando uma curiosidade: os dosséis saem da boca de uma carranca. Talvez o artista, desconhecido, tenha esculpido na madeira uma metáfora que poderia ser: a) o povo (a carranca) rejeitando a realeza (o dossel); b) ou a realeza tirando sua riqueza (a comida) da boca do povo, frase que esteve presente nas conversas dos Carijós quando, em fins do século XVIII, o ouro se tornou escasso. Nesses retábulos reinam as curvas, erguem-se colunas espiraladas, recobertas de folhas e flores estilizadas; pássaros, como a fênix, símbolo da Ressurreição, dragões e outros. Os altares da nave são do barroco mais despojado, com manifestações do rococó. Neles há velários em estilo acadêmico, representando Jesus no Horto e Maria junto à Cruz, pintados pelo mesmo autor dos belíssimos quadros das paredes próximas ao altar-mor, o artista alemão Guilherme Shumaker. A imagem do Senhor dos Passos, vinda de Portugal no século XVIII, tem o sangue da testa e das mãos encarnada em ouro, sendo que apenas em Ouro Preto e em Salvador, na Bahia, existe tal característica de grande atração turística. Na entrada destaca-se belo coro e a portada principal, assim como os detalhes das janelas e das torres, possuem acabamento em pedra. O risco da fachada é de 1779, encomendado ao arquiteto Simão Vaz Portugal pelo provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Sr. José da Costa Oliveira, avô do Barão de Pouso Alegre, construtor da Fazenda dos Macacos, onde nasceu seu bisneto, o patrono da cidade, Sr. Lafayette Rodrigues Pereira, "Conselheiro do Imperador" Dom Pedro II. A igreja também foi um importante palco da Revolução Liberal de 1842 na região. Em julho daquele ano, na cidade de Queluz (antigo nome de Conselheiro Lafaiete), as forças legais foram batidas pelos revoltosos comandados pelo coronel Antônio Nunes Galvão. De acordo com os historiadores, as forças legalistas se reuniam na matriz. No interior dela estão sepultados os restos mortais de importantes figuras da cidade: os do Barão de Pouso Alegre e o da baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira. Trata-se do mais valioso patrimônio artístico da cidade de Conselheiro Lafaiete, recentemente restaurado em sua totalidade (elementos artísticos e estrutura civil). Durante quase uma década, a igreja esteve fechada à espera de reformas e em 2008 foi interditada por risco de desabamento do telhado. A Gerdau, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete e o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), apoiou a restauração integral da matriz. Foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. O trabalho de restauração foi realizado pela "Oficina de Restauro" e as obras do prédio pela mesma empresa que vinha realizando as intervenções desde 2004, "VIOTTI EDIFICAÇÕES". Diversos detalhes foram respeitados. Um deles diz respeito às telhas do beiral da igreja, que são três vezes maiores que as normalmente fabricadas hoje em dia. Foi preciso fazer uma fôrma nas medidas originais e produzir telha por telha para substituir as necessárias. Outro exemplo são as grandes pedras que envolvem a construção. Elas foram cortadas de forma rudimentar para respeitar a estética original. Na remoção e recuperação das diversas camadas de pinturas, os profissionais encontraram até dez camadas sobre a original. A Matriz foi reinaugurada no dia 8 de dezembro de 2011.

Patrício Carneiro
Enviado por Patrício Carneiro em 28/11/2014
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