Lavagem do Bonfim

Lavagem do Bonfim

Hoje a cidade decreta um mini-feriado, todos os cantos levam à Colina Sagrada, vemos pontinhos brancos se mexendo e convergindo num só lugar.

Cada um vai por seu motivo, a maioria vai pelas festividades, a dita junção de religiões é o grande motivo, principalmente no turno da manhã, mas durante o início do ano a procissão já começara, pois muitas pessoas vão fazer os seus pedidos ou renovar a sua fé.

O lugar é muito bonito, apesar de ser frequentado por muitos “flanelinhas” como o resto da cidade eles estão cada vez mais ousados e não aceitam pouco dinheiro.

Já ao cair da tarde não recomendamos para as pessoas, principalmente para os turistas, pois a violência aumenta muito, bem como o nível de álcool no sangue.

O interessante que o Senhor do Bonfim não é o padroeiro da soterópolis, quem tem esse difícil trabalho é a Nossa Senhora da Conceição.

O que recomendamos sempre é cuidado e moderação, pois a comemoração pode-se mostrar muito intensa e bonita, principalmente vista de cima, contudo de baixo a coisa muda de figura, pois o calor é intenso, só não maior que a violência que de fato é uma mácula para uma festa religiosa e tão popular.

Marcelo de Oliveira Souza,IWA