EXCENTRICIDADES

Excêntrico significa fora de centro e se refere a tudo ou todos que não se coadunam com o senso comum, com as ideias pré-elaboradas e mastigadas que nos são impostas dia-a-dia, como um mantra, que a grande maioria segue. É sempre lembrado pelo "milionário excêntrico", mas esse é apenas um caso, daquele que não tem o que fazer com o dinheiro e faz extravagâncias, quando poderia fazer alguma coisa útil; no caso, o desvio da normalidade ( cuidado , o seu radarzinho para o convencional, que diz:"siga a moda, siga a mídia" já deu o alerta para discriminar o diferente) que aqui falo é o desvio produtivo, similar àquele que criou todos os considerados gênios pela humanidade, que sempre estavam à frente do seu tempo e eram pouco entendidos pelos seus contemporâneos.

O senso de manada da humanidade sempre esteve presente; aquele que nos diz para nos acostumarmos às convenções e regras pré-estabelecidas, e , tudo o que difere, ou não é entendido de imediato, ou é ridicularizado; é uma tentativa de se sentir superior quando na verdade está se sentindo pior. O que é diferente assusta, principalmente quando não somos corajosos o suficiente para aceitar ou não conseguimos entender. Claro que não é todo o desvio da normalidade que é produtivo; há o desvio puro e simples, sinal de insanidade , mas aí indagamos: o que é o sanitas? Aquele que respeita regiamente todos os preceitos morais, estéticos, que mastiga 33 vezes, ou não é um chato de galocha também?

Nietszche já dizia "onde há um grão de loucura, há um grão de sabedoria", mas não qualquer loucura, mas aquela que nos permite sair na chuva um dia sem levar guarda-chuva, que nos permite acordar tarde um dia e fugir da rotina, que nos faz amar todas as coisas e todo o mundo a nossa volta, que nos faz fugir à mesmice e às ideais bolorentas e caducas que nos impingem dia-a-dia, que nos liberta das gravatas , das convenções, das hipocrisias, das falsidades.

Quem agir assim não será muito apreciado pelo status quo, porém não deixará de ser autêntico e incompreendido.